costumes indígenas e africanos da arte

Páginas: 9 (2094 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2014
1-Cultura indígena



1- Dança;

Dentro da sociedade indígena a dança representa mais do que apenas um rito sagrado que se procura passar de geração à geração; mas sendo um estilo de vida e parte do seu cotidiano. A grande influência que a dança tem na vida da aldeia é simbolizar para seus moradores uma forma de relembrar acontecimentos e reafirmar seus ideais, também écatalizadora da esperança de tempos melhores nos seus flagelos. O índio dança para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria; para assinalar a puberdade de adolescentes ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outrosflagelos. Estas danças podem ser realizadas em grupo, individual ou em pares. Os índios brasileiros têm uma cultura muito ligada à floresta e sofrem forte influência da forte presença da natureza no seu território. Referente aos indígenas brasileiros: As mulheres não participam de danças sagradas, executadas pelos pajés ou grupos de homens. São utilizados, ainda, símbolos mágicos, totens,amuletos, imagens e diversos instrumentos musicais e guerreiros em danças religiosas, dependendo do objetivo da cerimônia. Em algumas delas muitos usam máscaras, denominadas dominós, que lhes cobrem o corpo todo e lhes servem de disfarce. A linguagem do corpo em movimento, sua organização estética e coreográfica, além do canto, ocupam um lugar fundamental no desempenho do ritual indígena.
Danças derituais xamanísticos – centralizadas na figura do xamã um líder que tem o papel de intermediação entre a realidade profana e a dimensão sobrenatural, em seus transes místicos e nos poderes mágicos e curativos que lhe são atribuídos – são realizadas em diversas tribos amazônicas.
Entre os rituais e danças mais conhecidos dos índios brasileiros estão o toré e okuarup.
A dança do toré apresentavariações de ritmos e toadas dependendo de cada povo. O maracá – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do toré é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios do Nordeste brasileiro. Faz parte da cultura autóctone dos povos Kariri-xocó,Xucuru-kariri,Pankarurú, Tuxá, Pankararé, Geripancó, Kantaruré, Kiriri, Pataxó, Tupinambá, Tumbalalá, Pataxó Hã-hã-hãe, Wassu Cocal entre outros.
A dança do kuarup (nome de uma árvore sagrada) – um ritual de reverência aos mortos – é própria de povos indígenas do Alto Xingu, em Mato Grosso. Iniciada sempre aos sábados pela manhã, os índios dançam e cantam em frente a troncos de kuarup, colocados nolocal onde os mortos homenageados foram enterrados.
Há inúmeras danças executadas pelos índios do Brasil, entre as quais podem ser destacadas:
Acyigua, uma dança mística destinada a resgatar a alma do índio que morre assassinado. Característica dos índios Guarani, é executada pelo pajé auxiliado pelo melhor guerreiro caçador da tribo.
Atiaru executada para afugentar os maus espíritos e chamaros bons. Dela participam homens e mulheres. A dança começa ao entardecer. Dois índios, com cocares de penas, chocalhos nos tornozelos e em uma das mãos a flauta yapurutu, com mais de um metro e meio de comprimento dançam, com um deles apoiando a mão no ombro do companheiro, executando rápidos passos de marcha para a direita e para a esquerda, marcados pelo som do chocalho. Dois outros índios,também tocando ayapurutu sentam-se ao lado da maloca, enquanto os dois primeiros, após dançarem demoradamente entram no seu interior. Eles saem, cada um, acompanhado por uma índia, que coloca uma das mãos no ombro do parceiro e procura acompanhar seus passos. Os dançarinos fazem a mesma coisa em cada uma das malocas e a dança continua num crescente até acabar de repente.
Buzoa, uma tradição do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Costumes africanos
  • costumes africanos
  • Costumes Indígenas
  • Indígenas e Africanos
  • Trabalho sobre os costumes africanos
  • cultura e costumes do paises africanos
  • Contos e poesias indígenas e africanos
  • Lendas e costumes indigenas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!