Costão Rochoso

Páginas: 6 (1347 palavras) Publicado: 10 de janeiro de 2014
Sumario



















Introdução
Informações sobre os biomas, vegetação, clima, biodiversidade, características principais e localização.


























1 . Costão Rochoso
Costão rochoso é um ambiente costeiro de transição entre o meio terrestre e aquático. Formado por rochas de origem vulcânica, pode ficar metros acima ou abaixoda água, dependendo da variação da maré. O costão é modelado por fatores físicos, químicos e biológicos. Os organismos que habitam os costões são principalmente relacionados ao mar. No Brasil os costões ocorrem desde o estado do Maranhão até o Rio Grande do Sul, mas sua maior concentração se dá na região Sudeste.

2 . Problemas ambientais
Os principais problemas ambientais em costões rochosossão: o vazamento de óleo em função dos barcos, a pesca, esgotos (vindos das cidades litorâneas) e as construções, dadas por casas, marinas, hotéis e até condomínios. Algumas das consequências dessas são dadas pela morte de organismos, aterramento do ecossistema, e sombreamento das algas.
Considerando o costão rochoso que visitamos, os únicos problemas ambientais encontrados foram o vazamento deóleo é a pesca ilegal. Em relação ao primeiro, ele é beneficiado em certas épocas do ano, pois sua maré varia, significando períodos mais prejudiciais do que outros. Ou seja, em certas épocas do ano, esse costão apresenta maior hidrodinamismo. Este pode ser definido pela quantidade de ondas e correntes sobre as pedras, limpando naturalmente a pedra prejudicada pelo óleo, diminuindo, então, suasensibilidade pelo material. Porém, em épocas de mares baixas, sua sensibilidade aumenta.

3 . Flora
A flora presente nos costões rochosos não é muito diversificada em comparação com a sua fauna. Toda faixa litorânea do território brasileiro apresenta como vegetação a Mata Atlântica.
No costão rochoso, há a presença de algas e liquens. Na zona supralitoral, podemos encontrar algumas algasunicelulares filamentosas. A zona mesolitoral é ocupada, principalmente por algas e também por liquens, que são organismos formados pela associação de fungos e algas. E na zona infralitoral há a abundante presença de algas de vários tipos. Geralmente, é raro ver algas que se encontram na zona supralitoral (apesar de existirem) já que elas devem suportar de 60% a 90% de perda de água, em função da exposiçãoao sol.

4 . Fauna
O costão rochoso possui uma flora muito diversificada, pois como contém três zonas, abriga três tipos de flora. Por possuir uma grande diversidade de espécies, faz com que, nesse ambiente, ocorram intensas interações entre os organismos que ali residem, devido à limitação do espaço.
No supralitoral vivem animais que se locomovem em terra firme, apenas recebendo respingos deágua; esses animais são pequenos animais como a Ligia (baratinha da praia) e a Litorina.
Entre o supralitoral e o mesolitoral encontram-se algas unicelulares filamentosas, seguidas de uma faixa ocupada por animais da espécie Chtamalus sp., um tipo de craca de pequeno porte. Perto do mesolitoral há outros tipos de cracas como a craca, Tetraclita stalactifera.
Já no mesolitoral há animaisbivalves, com duas conchas que se fecham e também, algas. Quando começa a ocorrer a mudança do mesolitoral para o infralitoral pode-se notar que aí começa a maior biodiversidade, como anêmonas, esponjas, ouriços e as estrelas-do-mar. Começam a surgir microhabitats, unindo mesmas espécies em um só lugar devido a organismos que atraem quimicamente outros de sua mesma espécie ou gênero, formando grandesagregados.
O infralitoral é o que possui a maior diversidade; quanto mais profundo, maior diversidade de animais se encontra, como diversas comunidades de invertebrados, tais como poliquetas, crustáceos decápodes, moluscos gastrópodes e bivalves, raias, enguias, ratões, e muitas espécies de peixes.
Houve a introdução de espécies exóticas, que estão ameaçando a diversidade marinha, pois à medida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • costao rochoso
  • Costão rochoso
  • Costão Rochoso
  • Costão rochoso
  • Costão rochoso
  • Zonação no Costão rochoso Ilha do Boi.
  • Costão
  • Maciços Rochosos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!