COstão rochoso

Páginas: 9 (2130 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013

RESUMO

Na saída técnica à praia de Bertioga-SP tivemos como orientadores os professores que apresentaram o ecossistema costeiro tais como o costão rochoso, a praia e o mangue com suas respectivas particularidades. O primeiro ecossistema a ser estudado foi o costão rochoso, onde foram analisadas e coletados dados como temperatura da água, salinidade, coordenadas geográficas, observar azonação exposta nas rochas e a variedade de organismos que lá vivem, como as cracas, ostras, algumas espécies de gastrópodes, macro algas, esponjas e poliquetos. No percurso até o mangue, foi estudada a região da praia, na qual foi feito a coleta de água do mar para observar os plânctons, além de visualizar a linha de deixa e algumas formas de vida vegetal na berma sendo algumas dessas espécies que nãoiriam sobreviver por muito tempo naquele local por conta da salinidade presente no solo. No manguezal foram coletadas as mesmas variáveis ambientais do costão rochoso e observado as espécies vegetais presentes, como por exemplo, a Rhizophorae mangle, Avicenia shaveriana e Laguncularia racenosa.
Palavras-chave: Ecossistema costeiro, zonação e salinidade.


IntroduçÃo

Organizado a saídatécnica para Bertioga, uma atividade proposta pelos professores de curso de Ciências Biológicas, foi possível observar as comunidades costeiras tais como estuarino, restingas e berma, com ênfase em manguezal e costão rochoso, analisando, observando e verificando as espécies presentes em cada tipo de ambiente.
O ambiente de costão rochoso é considerado um dos mais importantes dentro dos ecossistemas dasregiões entre marés por ser formado por rochas e marcado pela transição do ambiente marinho para o terrestre, podendo ser considerado muito mais uma extensão do ambiente marinho, pois a maioria dos organismos que o habita são marinhos. É um ambiente de grande interação biológica abrigando um número variável de espécies com grande valor econômico e biológico, sendo um local de crescimento,reprodução e alimentação dessas espécies. Nesse ambiente ocorre formação de zonas dispostas em linhas horizontais onde, a posição e a abundância de uma determinada espécie, variam de acordo com o grau de resistência e estresse, de um indivíduo se habituar em um determinado nível de um substrato onde é possível garantir sua fixação que favorece receber nutrientes, oxigênio e abrigo para possíveispredadores no ambiente.
No ambiente de costão rochoso, como mostra no (ANEXO 1), vimos que muitos organismos estão distribuídos e dispõem em faixas horizontais onde, cada espécie é mais ou menos abundante em cada zona, considerando uma série de fatores que vão determinar isso, é um importante substrato de fixação e locomoção para diversos organismos, entretanto, a sua ocupação não ocorre aleatoriamente,ou seja, os organismos se estabelecem ou se locomovem em faixas paralelas à
permanentemente submersa, seus limites são inferiores é de caráter biológico, interação entre as espécies, ou seja, indivíduos competidores se enfrentam já que a diversidade aumenta, e ou espécies predadoras presentes. Com a maré baixa os indivíduos do costão ficam expostos ao aquecimento, ocorre o fator Dissecação.No ambiente de praia podemos observar que é um dos habitat mais temporários que existe, pois o vento, as ondas e marés estão sempre se movimentando fazendo com que os organismos que lá vivem se desloquem de um ponto a outro. Possui uma variedade de vegetação pouco resistente por conta da salinidade. Podemos observar que a água do mar invade a praia chegando até zona de berma e arrancandosedimento e levando para o mar, o que é típico de inverno. Na praia observamos também a linha de deixa que são sedimentos como lixo, restos de vegetação, conchas de moluscos e alguns organismos, que ali foram depositados em determinados níveis na areia da praia, o mar vem e leva vegetação do ambiente terrestre e quando volta traz consigo elementos pertencentes ao ambiente aquático. No ecossistema da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • costao rochoso
  • Costão rochoso
  • Costão Rochoso
  • Costão Rochoso
  • Costão rochoso
  • Costão rochoso
  • Zonação no Costão rochoso Ilha do Boi.
  • Costão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!