COSMO Skymed

1478 palavras 6 páginas
http://geotecnologias.wordpress.com/2011/01/19/cosmo-skymed-consideracoes-iniciais/

INTRODUÇÃO:
A constelação Cosmo Skymed é uma grande iniciativa do governo italiano em sistemas de observação da Terra, tendo sido usado com finalidades civis e militares, com participação nas atividades logísticas e de construção a Agencia Espacial Italiana (ASI) e o Ministério da Defesa (MD).
O sistema opera hoje com 4 satélites equipados com sensores SAR (Radar de Abertura Sintética) da banda X (9.6 GHz) em 3 modos de operação que dão suporte a diversos níveis de resolução espacial. Hoje essa constelação está completa sendo o quarto satélite incorporado no fim de 2010, com perspectiva de crescimento com a entrada dos satélites SAOCOM (1A e 1B) previsto para serem lançados a partir de 2013, operando na banda L (1,2 GHz), pela cooperação Ítalo-argentina.
O segmento terrestre é composto por todas as infra-estruturas necessárias para a gestão e o controlo da constelação e pela recepção, computação, armazenamento e gerenciamento de dados.
DESCRIÇÃO DO SENSOR:
Os satélites da constelação COSMO operam na faixa das microondas usando a freqüência da banda X (9.6 GHz) possibilitando assim o uso desses sensores em qualquer hora do dia e da noite e em qualquer condição climática. A constelação também pode ser ajustada para gerenciar um número de modos operatórios para a aquisição de imagem, que podem variar sua resolução espacial e polarimétrica, assim como pode diminuir seu tempo de revisita por conta da quantidade de satélites em órbita, tornando-se a mais versátil para aplicações de emergências e gerenciamento de desastres com respostas de até 140 minutos para nova aquisição de imagem da mesma área.
Os métodos de aquisição podem ser divididos em:
ScanSAR
Operado principalmente através da antena com direção do feixe de elevação.
- WideRegion: Largura da faixa imageada 100 km (pixel – 30m)
- HugeRegion: Largura da faixa imageada 200 km (pixel – 100m)
StripMAP
Operado principalmente com

Relacionados

  • Cosmos Skymed
    2390 palavras | 10 páginas
  • Fasciculo1
    50494 palavras | 202 páginas