Cosméticos

Páginas: 5 (1066 palavras) Publicado: 27 de abril de 2011
INTRODUÇÃO

O desafio consiste na elaboração completa de um ciclo de produção de uma empresa industrial, que utiliza o “método absorção” para a determinação do custo unitário de produção.

Palavras-chave: Indústria da beleza. Estratégias. Crescimento.

Etapa n.o 1
Essa atividade é importante para que você compreenda as principais terminologias contábeis na área de custos, e identificar osprincipais princípios contábeis que regem a contabilidade de custos.
Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

Passo 1 - Utilize a Internet para pesquisar sobre o que é a indústria de cosméticos, seu mercado, seus fornecedores, sua estrutura fabril, etc. A partir dessa pesquisa defina;

R: A resolução n.79 anexo 1, publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária(ANVISA), em 28 de agosto de 2000, com o intuito de atualizar as normas e procedimentos referentes ao registro de produtos de higiene pessoal,
cosméticos e perfumes, define cosméticos, produtos de higiene e perfumes. Pela definição são “preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãosgenitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo e principal de limpá-los, perfumá-los,
alterar sua aparência e ou corrigir odores corporais e ou protegê-los ou mantê-los em bom estado”. Essa definição inclui produtos como cremes para pele, loções, talcos e sprays, perfumes, batons, esmaltes de unha, maquiagem facial e para os olhos, tinturas para cabelos,líquidos para permanente, desodorantes, produtos infantis, óleos e espumas de banho, soluções para higiene bucal, bem como qualquer material usado como componente de produtos.
Essa definição de indústria de cosméticos passou a ser utilizada pelos diversos agentes que atuam no setor e procurou convergir com as definições adotadas por órgãos internacionais como o FDA – Foods and Drugs Admnistrationdos Estados Unidos e com os Ministérios da Saúde dos países que compõem a União Européia.

A indústria de cosméticos possui interessantes canais de distribuição de seus produtos: venda tradicional, venda direta e franquias, com uma das principais vantagens do setor em relação a outros ramos de atividade por obter a possibilidade de distribuir seus produtos por esses inúmeros canais. A vendatradicional é o método mais usado, mas a venda direta tem ganhado destaque e obteve crescimento no faturamento.
O principal meio é o comércio/varejo tradicional, onde os produtos são comercializados em pontos de venda de terceiros que inclui lojas de atacado e de varejo, farmácias, drogarias, supermercados, entre outros. A empresa pode optar por distribuir seus produtos seletivamente (em poucaslojas bem escolhidas), intensamente (usando o maior número de lojas que conseguir) ou exclusivamente (colocando os produtos em uma única rede), dependendo de sua estratégia de distribuição. É o meio mais utilizado pelos empresários.
Várias empresas têm optado pelo sistema de franquia, com lojas especializadas e personalizadas espalhadas pelo país e também no exterior. Outras trabalham com o sistemade venda direta, tradicional canal de venda de cosméticos que vem crescendo cada vez mais, além de contribuir para a inclusão social de muitas pessoas.

Em mercados altamente competitivos, como o de cosméticos, a capacidade de agregar atributos de diferenciação é fundamental para obter um posicionamento competitivo vantajoso – desde que essa diferenciação seja perceptível e valorizada peloconsumidor. Essas empresas devem buscar posições mais favoráveis, tanto pela inovação como pela produtividade.
Desse modo, a situação de uma empresa percebida como de “baixo custo” pode ser adequada para a abordagem de consumidores de baixa renda ou como fornecedora de varejistas que utilizam marcas próprias. Essa última opção oferece boas oportunidades de mercado, pois o varejo busca constantemente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cosméticos
  • Cosmeticos
  • Cosmeticos
  • Cosmetico
  • Cosmeticos
  • Cosméticos
  • cosmeticos
  • Cosmeticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!