cosequencias directas e indirectas do trafico de escravo me angola

1836 palavras 8 páginas
No âmbito da disciplina de Historia,abordarei sobre a consequências directas e indirectas do Tráfico de Escravos. O tráfico de escravos era uma das formas de comércio, altamente lucrativa, já exercida pelos mercadores fenícios. Nas sociedades mediterrâneasgrega e romana, os escravos constituíam um importante “artigo” comercial.
Os indivíduos eram capturados em incursões noutros territórios, nas guerras ou vendidos pela aristocracia tribal. Os sereshumanos, incluindo crianças, eram negociados nos mercados como animais ou qualquer outra mercadoria. Em alguns centros de comércio havia mercados especiais de escravos.Tráfico de Escravo.
No início do transporte de escravos para o Novo Mundo, eram utilizadas vários tipos de embarcações, desde charruas à caravelas, com arqueações também variáveis de 100 à 1000toneladas. Entretanto, com o passar do tempo, o tráfico foi empregado embarcações mais específicas. Passando de naus de apenas uma cobertura (neste caso os escravos eram transportados nos porões dos navios),para naus de 3 coberturas permitindo uma distribuição dos escravos por categoria (homens, adultos, crianças, mulheres e grávidas).
O tráfico experimenta ao princípio uma primeira fase reveladora dasituação de alguns países europeus: Portugal, Espanha e também a Veneza. Esta última, apesar de professar a fé cristã, não carente da agressividade dos dois primeiros, não rejeitava absolutamente oemprego de escravos como criados, agricultores e inclusive gondoleiros.

A escravatura foi praticada por muitos povos, em diferentes regiões, desde as épocas mais antigas. Eram feitos escravos, em geral, os prisioneiros de guerra.
Na Idade Moderna, sobretudo a partir da descoberta da América, houve um florescimento da escravidão. Desenvolveu-se, então, um cruel e lucrativo comércio de homens, mulheres e crianças entre a África e as Américas. A escravidão passou a ser justificada por razões morais e religiosas e baseada na crença da suposta superioridade racial e

Relacionados