Cosan - Análise SWOT, PORTER e Alternativas para o crescimento

Páginas: 5 (1107 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2013
Aluno: Felipe Alfaia Ferreira
IBMEC- MBA Em finanças
Elabore uma análise ambiental (cinco forças de Porter) para o setor de açúcar e álcool

Para realizar uma análise pelo modelo de Porter precisamos avaliar cinco estruturas, ou forças, e aonde a indústria a ser analisada se encontra. As forças são: ameaças de novos entrantes, o poder de barganha dos clientes, o poder de barganha dosfornecedores, as ameaças de substitutos e a rivalidade entre os competidores.

Atualmente o setor de açúcar e álcool vem chamado à atenção de inúmeras empresas principalmente por causa do seu grande potencial, o açúcar é um produto largamente consumido pela população mundial e o álcool é um substituto perfeito da gasolina, com as vantagens de ser renovável e limpo. Isso faz com que a ameaça denovos entrantes seja uma realidade para aqueles que já atuam no setor, principalmente em se tratando do mercado interno, nosso país tem posição privilegiada nesse setor, além de ser o segundo maior cultivador de cana é o que apresenta maior potencial para expansão.

A rivalidade entre os competidores é outro fator muito influente nesse setor, como já foi visto, o interesse no controle dosprodutos são gigantes, e a rivalidade entre eles é uma briga entre pesos pesados, empresas gigantes e altamente capitalizadas brigam pelo domínio tanto da produção quanto pela distribuição dos produtos. É o caso da Raizen, joint Venture entre Cosan e Shell, da gigante francesa Santelisa Vale e da entrada de players que já dominam o setor de petróleo, como a BP e a própria Petrobrás.

Quanto aopoder de barganha dos clientes o setor possui uma peculiaridade, como o setor trabalha de forma flexível, ou seja, as usinas podem produzir tanto açúcar quanto etanol (álcool), elas podem migrar de um para outro a depender da rentabilidade momentânea de cada um. Isso acaba por diminuir o poder de barganha dos consumidores. Por outro lado, a concorrência dos substitutos, principalmente da gasolina queainda apresenta um custo benefício melhor na maioria dos locais, faz com que os preços do álcool sempre fiquem descontados em relação ao da gasolina comum. Talvez a maior barreira para o crescimento do álcool seja justamente seu substituto gasolina, por ser mais vantajoso no bolso do consumidor final.

Em relação aos fornecedores existe outra peculiaridade no setor, alguma das distribuidoras,as maiores, tem a própria produção do insumo para produção do açúcar e do etanol, é o caso da Cosan. Na verdade as maiores lideres do setor são parcerias entre produtoras do insumo e do produto e distribuidoras. Vale lembrar que o insumo por ser um produto agrícola está sujeito a oscilações climáticas, podendo o preço variar de acordo com a safra. Tornando o setor dependente das condiçõessazonais.

1. Aponte quais alternativas a Cosan tem para continuar crescendo.

A Cosan já é a maior produtora de cana-de-açúcar do mundo, Seu real objetivo é se manter na posição confortável que se encontra, para isso, deve continuar investindo em novas tecnologias envolvendo todos os processos produtivos do setor em que se encontra. É preciso uma atenção especial com relação à sinergia entre asdiversas linhas de negócios que possui, para garantir o crescimento sustentável do negocio.
É preciso, principalmente, tomar cuidado com os concorrentes que tem aparecido, sua maior ameaça, alguns deles, como o grupo SMA já saíram na frente na diversificação dos produtos derivados da cana-de-açúcar com maior valor agregado, a linha Premium, que inclui o diesel de cana, que é praticamente isentode cana.
A Cosan precisa continuar diversificando em produtos, aumentando a qualidade deles, em conjunto com a diminuição dos custos, promovidos pelo domínio de vários fatores de produção. Além do domínio interno deve se firmar como gigante internacional para expandir ainda mais sua área de atuação e alcançar novos mercados consumidores.
Em suma a Cosam deve aumentar sua influência no setor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo de porter e análise swot
  • analise de michael porter e analise de swot
  • Análise swot we 5 forças de porter
  • Análise SWOT e as Cinco Forças de Michael Porter
  • 5 Forças de porter, análise swot… quem sou, onde estou e para onde devo ir
  • Trabalho análise swot e 5 forças de porter
  • Análise de Porter
  • Análise de porter

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!