CORTINA DE LUZ

643 palavras 3 páginas
CENTRO TECNOLÓGICO MECATRÔNICA
CURSO TÉCNICO EM MECATRÔNICA
IMPLEMENTAÇÃO DE MAQUINAS E EQUIPAMENTOS
JOÃO CHARLES

RAFAEL F. V. BORGES
JOSÉ FLACH
FABIO LEIDEMER
GABRIEL WESCHENFELDER

CORTINA DE LUZ E
SCANNER DE AREA

CAXIAS DO SUL
AGOSTO DE 2013
CORTINA DE LUZ

Hoje em dia muitas fabricas para manter a integridade de seus operadores colocam sensores inteligentes para bloquear o funcionamento de diversas maquinas visando a proteção dos trabalhadores. Existem vários dispositivos de segurança como botoeiras de emergência entre outras mais, no entanto entre os inovadores e mais precisos esta a cortina de luz que inter-trava o circuito elétrico paralisando imediatamente o trabalho da maquina.
Estes equipamentos são optoeletronicos, e possuem unidades que recebem e enviam o sinal produzindo uma cortina de luz infravermelha capaz de supervisionar uma área útil dentro da distancia estipulada entre as unidades.
Se a área entre as unidades forem invadidas, as saídas de sinal comutarão informando ao sistema de comando a ela conectado. Bem versátil nas aplicações este equipamento previne os operadores de maquinas como prensas de grande porte, dobradeiras hidráulicas, bordadeiras entre outras que possibilitam algum comando errado ou involuntário.
Não se aplica em forjarias por exemplo pois a fumaça, lubrificantes e a incidência de peças a quente podem interromper o funcionamento da barreira.
Muitos modelos estão presentes no mercado, entre eles:

LEUZE ELETRONIC( VARIO B PRG 108)

OMRON ( MS4800)

ROCKWELL AUTOMATION (GuardShiel POC tipo 2 440L)

A área de proteção e detecção deve ser rigorosamente observada e calculada, é comum encontrar maquinas com área de acesso maior do que o tamanho da cortina instalada, isso não é aceitável proporcionando uma falsa segurança ao operador e infringindo a NR-12. Assim acidentes como esmagamento, cortes e

Relacionados

  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas