Corthians

1373 palavras 6 páginas
TRABALHO

DE

QUÍMICA

E.E.B. Dr Aderbal Ramos da Silva

Alunos: Bianca Sagás
Kevem Santos
Luana Soares
Paula Oliveira
Vinícius Fernandes

Série: 1º Turma: 1

Assunto: Diferenças entre os modelos atômicos

Professora: Alessandra Cea

Governador Celso Ramos, 04 de julho de 2012
John Dalton
Foi um dos primeiros cientistas a defender que a matéria é feita de pequenas partículas, os átomos. Seu nome passou à história da ciência pela criação da primeira teoria atômica moderna e pela descoberta da anomalia da visão das cores, conhecida por daltonismo.
Sua estrutura atômica representava o átomo como uma particula maciça, indestrutível e indivisível com o formato redondo. Seu modelo atômico, ficou então conhecido como "Bola de bilhar".
A Lei de Dalton é uma famosa publicação, ela conta que as moléculas dos gazes não se atraem nem se repelem, o ar que respiramos é uma mistura gasosa homogênea.

Ela relata que consideremos uma mistura gasosa contida num recipiente rígido de volume V. Seja p a pressão exercida pela mistura. | Em uma mistura gasosa, a pressão de cada componente é independente da pressão dos demais, a pressão total (P) é igual à soma das pressões parciais dos componentes. |
Para o estabelecimento dessa lei, Dalton baseou-se na sua teoria atômica. Recorde-se, todavia, que sua teoria fundamentava-se no princípio de que os átomos de determinado elemento eram iguais e de peso invariável. Na época em que ele estabeleceu essa lei não eram ainda conhecidas as fórmulas moleculares dos compostos.
Modelo Atômico de Dalton
Em 1808, o professor inglês John Dalton propôs uma explicação da natureza da matéria. A proposta foi baseada em fatos experimentais. Os principais postulados da teoria de Dalton são:
1. “Toda matéria é composta por minúsculas partículas chamadas átomos”.
2. “Os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa e apresentam as mesmas propriedades químicas”.
3.

Relacionados