Cortes 2006 2006 RBGN v8 n20 A importancia da literatura cinzenta

6966 palavras 28 páginas
ÁREA TEMÁTICA

Ensino e Pesquisa
A Importância da Literatura Cinzenta em Administração e Contabilidade
Disponível na Internet para as Áreas de Ciências Contábeis e Administração de Empresas
Pedro Luiz Côrtes

Doutor em Comunicação pela USP, professor e pesquisador do curso de Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica da FECAP – Centro Universitário Álvares Penteado [plc@fecap.br]

Recebido em 03/Junho/2005
Aprovado em 01/Março/2006

RESUMO
Este trabalho analisa as principais características da literatura cinzenta, avaliando o uso de algumas das fontes potencialmente úteis para os docentes e discentes das áreas de administração de empresas e ciências contábeis, além de considerar novas formas de difusão do conhecimento científico propiciado pelos open-archives, pre-prints e open-access.
Apesar de restrições manifestadas pela comunidade acadêmica quanto ao uso desse tipo de referência, em muitos casos, ela constitui a única fonte primária de informação disponível sobre determinados temas, ampliando sua importância para as ciências sociais aplicadas. Adicionalmente, há que se considerar que as facilidades propiciadas pela Internet têm levado a um crescimento do uso de referências não convencionais, especialmente sob a forma de relatórios, estudos setoriais e evolução de índices e indicadores, ajudando a fundamentar análises e trabalhos acadêmicos.
Verifica-se também que textos, apresentações e interações eletrônicas com grupos e fóruns on-line de debate têm possibilitado uma troca profícua de informações, colaborando de maneira significativa para a evolução do conhecimento em ciências contábeis e administração de empresas. Essas formas de difusão também são analisadas neste trabalho.
PALAVRAS-CHAVE
Literatura cinzenta; literatura branca; fontes de informação; open-archives; pre-prints; open-access.
ABSTRACT
This work analyzes the characteristics of gray literature, evaluating the use of this useful information sources for teachers, students and researches

Relacionados