corte e faixhada

441 palavras 2 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS.
PROFESSOR: MÁRCIO RODRIGUES DA CUNHA REIS
ALUNA: HELOISA DE LIMA MARTINS DA CRUZ
ELETROTÉCNICA – 4ºANO
Data de Entrega: 16/09/14
TRABALHO 02 – INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE
Os sistemas de controle de processo podem ser classificados como contínuo e discreto. O sistema de controle automático contínuo tem como característica um controlador cuja saída varia continuamente, isto é, podendo assumir qualquer valor compreendido entre os limites máximo e mínimo.
Escolher um processo qualquer, mas que ainda não foi detalhado no material das aulas para exemplificação de um controle PID. A partir deste processo, você deverá detalhar todo o seu funcionamento, explicando sua lógica de funcionamento e/ou operação.
a) O processo deverá conter a planta e o atuador;
b) Desenhar o fluxograma do processo, explicando em detalhes a operação de cada estágio.
Vamos tomar como exemplo o loop da malha de controle representada na figura abaixo, onde temos um sistema de controle de nível de fluido. O medidor de nível envia seu sinal para o subtrator onde é comparado com o valor de setpoint, caso exista algum erro o controlador PID envia o sinal de correção para a válvula de controle. Nesse caso, quando o tanque está vazio, o controlador ordena a abertura máxima da válvula para que o nível do tanque suba o mais rápido possível. Caso o sinal de saída permaneça no seu limite máximo por muito tempo ou o sensor de nível não indique algum valor próximo ao setpoint, podemos ter o efeito windup (Quando o controlador sofre variações bruscas, o sinal de saída do controlador PID pode atingir seu limite máximo saindo da região linear normal de controle, fazendo com que o atuador seja acionado até seu limite de capacidade. Em outras palavras ocorre a saturação do sinal de controle. Este fato faz com que o loop de controle seja desfeito, pois o atuador permanecerá no seu limite máximo independentemente da saída do processo ou

Relacionados