Corrupção no sistema prissional

2490 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO – UNISA DIGITAL
POLO DE ANANINDEUA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

SISTEMA PENAL: UM ESTUDO SOBRE A REINCIDÊNCIA CRIMINAL NO ESTADO DO PARÁ

ANANINDEUA-PA
2013

SISTEMA PENAL: UM ESTUDO SOBRE A REINCIDÊNCIA CRIMINAL NO ESTADO DO PARÁ

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Serviço Social da UNISA Digital (Universidade de Santo Amaro) como requisito para a elaboração Trabalho de Conclusão de Curso, sob a orientação da tutora presencial Professora Márcia Teles.

ANANINDEUA-PA
2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

A pesquisa a ser desenvolvida abordará discussões sobre a reincidência criminal do cidadão encarcerado, propondo-se a problematizar os fatores que levam ex-detentos a reincidir e voltar ao cárcere, tendo em vista que já cometeram atos infracionais e cumpriram penas.
A proposta deste estudo visa o conhecimento mais abrangente sobre a reincidência e as condições vividas no cárcere pelos detentos, para melhor compreensão dos motivos da volta ao sistema prisional.
No Brasil, o fenômeno da violência e criminalidade tornou-se objeto de estudo, visto que no país o desenvolvimento social ainda é desproporcional e a desigualdade contribui para que a população, desconhecedora de seus direitos constitucionais e menos favorecida, torne-se alvo das expressões da questão social. Consequentemente, têm acrescido nas estatísticas populacionais mais pessoas vivendo na extrema vulnerabilidade social, onde muitos moram em periferias sem nenhuma possibilidade de escolha. Tal desestruturação repercute-se através da violência, quando a população não consegue inserir-se no meio social e vive a margem da sociedade por não usufruir o direito de escolha de vida, experimentando todos os fatores excludentes, sofrendo discriminação e acabando por conhecer o mundo do crime, no qual a violência está presente desde a infância.
Dessa forma, tal parcela da

Relacionados

  • Corrupção no sistema prissional
    2757 palavras | 12 páginas
  • Segurança
    37958 palavras | 152 páginas