Corrup o Burocr tica e Empreendedorismo

369 palavras 2 páginas
Corrupção Burocrática e Empreendedorismo: Uma Análise Empírica dos Estados Brasileiros

O presente estudo reúne o exame das relações entre empreendedorismo e corrupção burocrática nos estados brasileiros e Distrito Federal, direcionados para o auxílio no âmbito empresarial. O ponto de partida do trabalho explica que a integridade das instituições e a regulamentação do ambiente de negócios constitui grande significância para abertura de empresas, considerando que tratar de apenas um país mantém variáveis constantes entre as análises, revela-se essencial o estudo do PIB per capita, disponibilidade de crédito, carga tributária e taxa de desemprego.
O PIB per capita tem como objetivo o crescimento econômico de um país, tendo uma relação direta com o ambiente empreendedor. É um indicador muito utilizado, pois quanto mais rico o país é, mais seus cidadãos e a atividade empreendedora se beneficiam.
Considera também o papel da disponibilidade de crédito importante para a formação de empresas devido a sua capacidade de aprimoramento tanto para abertura de empresas quanto para a suas melhorias.
No que diz respeito à carga tributária, existe uma associação positiva entre a mesma e a abertura de empresas de acordo com o grau de liberdade econômica de um país, responsável por novos processos de lucros. Quando menos a taxa de tributos, provavelmente maior será a lucratividade.
Em relação à taxa de desemprego, há uma hipótese discutida em que um indivíduo sem atividade remunerada abre um negócio para a sua própria sobrevivência, favorecendo o empreendedorismo.
O prazo de regulamentação de uma empresa no Brasil é de 119 dias e são necessários 13 procedimentos burocráticos para que esta regulamentação seja concluída, sendo extenso e cansativo demais.
A corrupção burocrática ocorre quando um indivíduo utiliza-se do poder legitimado para ganhos pessoais causando um malefício ao interesse público através da violação das leis e regras administrativas.
Foi realizada uma pesquisa por

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas