Corrupção vs verdade desportiva

Páginas: 3 (660 palavras) Publicado: 24 de maio de 2011
Blimunda de Jesus é uma jovem mulher do povo de dezanove anos que tem a capacidade de ver por dentro as pessoas e os objectos, durante o jejum, e de recolher as vontades, este acto não mata aspessoas mas é mais fácil ser executado nas que estão a morrer, dom este que é revelado apenas quando o padre de Bartolomeu descobre que o combustível da passarola é o éter e que este está dentro dasvontades das pessoas, fazendo esta personagem também parte desse projecto.

Torna-se companheira de Baltasar em consequência da sua mãe, Sebastiana de Jesus, que ao vê-la pergunta-lhe telepaticamente quemé o homem que está ao seu lado. Blimunda vira-se simplesmente para Baltasar e pergunta-lhe qual é o seu nome?. Baltasar responde-lhe, Blimunda diz-lhe o seu e imediatamente inicia-se o puro amor entreos dois, transgredindo a moral tradicional e entrando para um domínio do maravilhoso, e em sua casa os dois entregam-se um ao outro[8], em corpo e em alma, com o baptismo através do sangue virgem deBlimunda. Foram abençoados tanto pela mãe de Blimunda, como pelo padre Bartolomeu, ao casá-los à sua maneira e ao baptizar Blimunda com o nome Sete-Luas. Este amor é o símbolo da aceitação e darenúncia, uma vez que Blimunda promete nunca olhar Baltasar por dentro, evitando saber da existência de alguma doença mortal[9], porque amar alguém é aceitá-lo sem reservas.

Esta relação amorosa dá-lhe ocarácter de uma mulher adiantada em relação ao seu tempo, pois afirma-se dentro -e fora- da relação, tem nela uma igualdade de direitos, tal como Baltasar, e juntos têm uma cumplicidade tão perfeitaque não é deste mundo na qual partilham os seus sonhos, os seus medos e a sua vida. No percurso final de Blimunda, quando procura Baltasar durante nove anos, revela ainda uma faceta corajosa epersistência, disposta a tudo e até ao fim para encontrar o seu amor perdido.
Descanso na colheita de William-Adolphe Bouguereau

A união do dois assenta numa relação de amparo, uma vez que ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corrupção Vs Verdade Desportiva
  • Corrupção vs verdade desportiva
  • Corrupçao vs Verdade Desportiva
  • currupção vs verdade desportiva
  • corrupçao desportiva
  • Corrupção Desportiva
  • Corrupção desportiva
  • Corrupção desportiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!