Corrupção no Brasil : Delineando Características e Aprendendo o seu significado

Páginas: 15 (3701 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
A corrupção possui três dimensões que caracterizam essa prática no Brasil:

 Legal, Histórica e Cultural.

É importante frisar a necessidade da presença e a conscientização da res pública, para a efetivação das instituições e das leis para a luta contra a corrupção.


A corrupção pode ser compreendida através de estudos de autores e organizações, com como acordos internacionais compropósito de combatê-la:

Glyn, kobrin, Naim (2012) – Para eles o fim da Guerra Fria e o surgimento da economia internacional contribuíram para que os cinco continente se insurgissem contra oferecer e aceitar subornos.
Caiden (1988) – também é reconhecida por caden ao afirmar que desde o surgimento da civilização qualquer pessoa está tentada ao uso do poder público para ganho e vantagens pessoais.Ramos (1983) – Diz que a corrupção na região latino-americana é produto de suas características culturais, decorrentes de investimentos estrangeiros.

Corrupção: Buscando a compreensão por meio da origem do conceito e de uma perspectiva histórica.






Dicionário da Política elaborada por Bobbio, Gianfranco Pasquino.

"Fenômeno pelo qual um funcionário público é levado a agir de mododiverso dos padrões normativos do sistema, favorecendo interesses particulares em troco de recompensa. Corrupto é, portanto, o comportamento ilegal de quem desempenha um papel na estrutura estatal".

Para melhorar o conhecimento é necessário conhecer a origem, a história da corrupção. A primeira visão moralista sobre a corrupção foi de:

Martins (2008) para ele o significado de corrupção éderivada do termo latim:

Corruption = ruptura das estruturas, a destruição de algo.

Originou-se dos filósofos da Antiga Grécia, que associou a corrupção como o corpo que perde a vitalidade que pode levar a morte. Essa representação também compreende que os entes políticos eram como corpos naturais. O processo de deteriorização desencadeia quando o agente público começa atuar em defesa dos seusinteresses particulares.

“O interesse particular e o desvio do interesse público é o núcleo da corrupção desde a antiguidade”. (AMUNDSEN, 2006)

O protagonismo da primeira visão moralista é atribuído por Martins (2008) a Santo Agostinho que, na obra Cidade de Deus, a corrupção dos romanos era a culpada daquele Império. Os preceitos morais, desde a Grécia Antiga, são invertidos pelo “olharcristão”, que concebia o comportamento moral de um individuo e seus vícios particulares como de grande importância para a harmonia social. Durante a Idade Média os preceitos cristãos prevaleciam muito para qualquer tipo de análise.
Para Martins a corrupção era compreendida pela fraqueza das leis e das instituições políticas. E todos os casos contribuíram para que todos compreendam que é um tipode roubo.


Pasquino (2000) leciona que a corrupção deve ser examinada em termos de legalidade e ilegalidade e não da moralidade e imoralidade. Ele considera que a corrupção diz respeito ao comportamento de quem transgride o que está estabelecido por lei.

Distingui três modos de exercitá-la:

• Por meio de suborno ao funcionário público para que atue em favor dos interesses de quemgratifica ilegalmente
“ dar dinheiro ou outros valores, para conseguir coisa oposta à justiça, ao dever ou à moral”. (FERREIRA, 1986)
Quando a corrupção é ocorrida por fraqueza, comportamento desviante de um agente público, ponto fraco. Neste casso, corrupção tópica.
Existe a situação que a corrupção não é tópica, mas sim processual, contínua e sistêmica, ocorre quando o agente público está emdeterminada posição exatamente para desempenhar um papel mais estrutural de corrupção em benefício próprio ou de um grupo.
• Nepotismo – concessão de empregos ou contratos na esfera pública com base me relações de parentesco e não mérito.
O nepotismo também acontece na empresa privada, julga o ato como ilegal, pois desvia o que é estabelecido por lei para beneficiar interesses particulares.
•...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corrupção no brasil
  • Corrupção no brasil
  • Corrupção no Brasil
  • Corrupção no brasil
  • Corrupção no Brasil
  • corrupção no Brasil
  • SIGNIFICADO DA PALAVRA CORRUPÇÃO
  • Corrupção no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!