CORROSÃO EM TANQUES DE ARMAZENAMENTO EM REFINARIAS DE PETRÓLEO

663 palavras 3 páginas
CORROSÃO EM TANQUES DE ARMAZENAMENTO EM REFINARIAS DE PETRÓLEO

Furtado, Felipe Antônio Da Cunha
De Oliveira, Kassio Neves
Andrade, Leilo Marques
Ferreira, Thairony
De Paula, Warley Lana

No texto corrosão em tanques de armazenamento em refinarias de petróleo, os autores discutem o tema posicionando-se de forma a demostrar diversos aspectos ligados a este assunto tão vasto que é a corrosão. A palavra corrosão é empregada quando a uma deterioração da matéria por agentes químicos ou eletroquímicos presentes no meio onde esta inserida.

De uma forma geral a corrosão pode ocorrer, por exemplo, em materiais cerâmicos e em diferentes ligas de aço e materiais nobres, assim como a prata e o ouro. Este processo de degradação dos materiais impacta de forma negativa sobre os custos operacionais da indústria em relação à segurança das pessoas e do meio ambiente, substituição de equipamento e depreciação de diversas plantas em diferentes nichos industriais, tornando-a um assunto altamente relevante e amplamente pesquisado.

No processo de refino do petróleo bruto, obtêm-se diferentes tipos de compósitos em diferentes fases da cadeia produtiva, utilizando uma grande quantidade de tanques de armazenamento para cada subproduto gerado, estando estes sujeitos constantemente à ação de agentes corrosivos que se encontram na atmosfera e nas substâncias armazenadas nestes tanques. Os reservatórios são produtos de caldeiraria pesada, construídos com chapas de aço carbono, fabricados e utilizados conforme normas e especificações técnicas da American Society for Testing and Materials (ASTM) e American Petroleum Institute (API).

Para controlar os processos de corrosão nestes tanques aplicam-se métodos anticorrosivos encontrados, por exemplo, no livro de Gentil, Vicente. Corrosão. 6ª ed., Editora GEN LCT, Rio de Janeiro, 2011. Dentre os métodos utilizados a aplicação de revestimentos metálicos e não metálicos, orgânicos, métodos elétricos de proteção e pintura

Relacionados