Corrosão

Páginas: 17 (4101 palavras) Publicado: 9 de abril de 2013
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA





Carlos Alberto Serafim 013091-4
Gilmar Luis Cirelli 021305-8
Roberto Lima Albuquerque
Tiago Scontri 028059-5
William Colla






FUNDIÇÃO EM AREIA VERDE












SANTA BARBARA D` OESTE
Outubro, 2004

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA



Carlos Alberto Serafim 013091-4
Gilmar Luis Cirelli 021305-8
Roberto Limade Albuquerque
Tiago Scontri 028059-5
William Colla


FUNDIÇÃO EM AREIA VERDE


Relatório de fundição em areia verde aula apresentada para avaliação da Disciplina de Processos de fabricação do 6º semestre, do Curso de EGI, da Universidade Metodista de Piracicaba sob orientação do Prof. Erivelto Marino








SANTA BARBARA D` OESTE
Outubro, 2004


Sumario



Objetivo4
Introdução Teórica
2.1 Processos de Fundição 5
2.2 Fornos utilizados em fundição 5
2.3Areia de fundição 6
2.4 Recondicinamento e recuperação da areia 6
2.5 Aglomeração de areia de fundição 7
Processos de moldagem
3-1 Moldes de areia 8
3-2 Defeitos de moldagem 10
3-3 Modelos 10
3-4 Escolha do tipo de modelo 11
Macho 11
4-1Machos estranguladores 12
5- Massalote 12
6- Equipamentos e ferramentas utilizadas 13
6-1 Procedimentos 13
7- Questões 14
8- Resultados e conclusões 15
9- Referencias Bibliográficas 15



































OBJETIVO:






O objetivo deste relatório foi ver o funcionamento do processo defundição em areia verde fazendo a modelagem utilizando um modelo, dada atenção aos canais de vazamento e canais de alimentação, por onde vai ser derramado o material a ser fundido.
Fundição em areia verde é quando é empregado areia úmida, após a moldagem não se utiliza secagem em estufa, é recomendada para peças pequenas. Neste caso, sendo elevada a velocidade de esfriamento, será mínima apossibilidade de reação do metal líquido com a umidade do molde.
Mesmo assim esta umidade deverá ser controlada. , para melhores acabamentos das peças a serem fundidas.




























Fundição


A história dos fundidos no mundo se confunde com a própria história e evolução da humanidade. A primeira peça fundida de que se tem registro é a de um sino, fundido naantiga china a mais de 5000 anos.
A fundição é a indústria de base sobre a qual as outras indústrias foram erguidas. Grande parte dos componentes e peças de um equipamento continua sendo construída, atualmente, principalmente de fundidos, nas suas mais diferentes variações e combinações de ligas e materiais hoje disponíveis, para todo o tipo de aplicações.
As fundições baseando-se noconceito de “Engenharia Total de Fundição”, que consiste em três idéias básicas: alta qualidade dos fundidos, baixo custo e melhora no ambiente de trabalho. Utilizando máquinas de moldar que conferem grande precisão às peças fabricadas, assim conseguem produzir fundido com variação mínima de peso e índice de defeitos extremamente baixo.
Outro aspecto considerado muito importante no projeto defundições tem sido o custo. A reduzir em várias frentes, como a economia de energia e redução de tempos de fabricação e volume de material utilizado. Os projetos produzidos têm uma significativa melhora no ambiente de trabalho, aprimorando a confiabilidade e as características de segurança dos equipamentos, simplificando sua operação e reduzindo o nível de ruído e a poluição do ar.


Fornos utilizados emfundição


A Engenharia de fornos industriais envolve uma ampla gama de disciplinas, incluindo a transferência de calor e mecânica dos fluidos, metalurgia, engenharia mecânica, instrumentação, eletrônica e software
Os fornos são alimentados geralmente por corrente elétrica, pela combustão de gás ou óleo. Pode ser construído em fundações permanentes (forno fixo, estacionário ), ou de forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corrosao
  • Corrosão
  • Corrosão
  • corrosão
  • Corrosao
  • Corrosão
  • corrosão
  • Corrosão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!