Corrosão

Páginas: 19 (4650 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
CORROSÃO

1.1 INTRODUÇÃO
Num aspecto muito difundido e aceito universalmente pode-se definir corrosão como a deterioração de um material geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica do ambiente aliado ou não a esforços mecânicos. A deterioração causada pela interação físico-química entre o material e o seu meio operacional representa alterações prejudiciais indesejáveis, sofridapelo material, tal como desgaste, variações químicas ou modificações estruturais tornando-o inadequado para o uso.
A deterioração de materiais não metálicos, como por exemplo, concreto, cerâmicas, borrachas, polímeros e madeira devido a ação do meio ambiente, é considerado também como corrosão.
Durante o processo de extração e refino, é adicionada uma quantidade de energia ao minério para extrair ometal ou metais, nele contido. É esta mesma energia que possibilita o aparecimento de forças capazes de reverter o metal à sua forma primitiva de composto mais estável.
A corrosão causa a deterioração progressiva dos materiais, em especial, dos materiais metálicos em consequência de reações químicas e eletroquímicas entre o material e o meio ambiente (vizinhança do material). Em indústriasquímicas o elemento que causa a maior parte das vezes, desgastes por corrosão nos equipamento de processo é o próprio fluido de trabalho, são estes, geralmente, os processos corrosivos mais graves e difíceis de serem controlados.
Como a corrosão é um processo entrópico, ou seja, ocorre espontaneamente, concluímos que o problema da corrosão (o qual é inevitável) é um problema econômico, devemos buscaros meios práticos mais econômicos de conviver com ela.
Os recursos para o controle da corrosão são: um projeto do equipamento de processo bem feito, onde se leva em conta o problema da corrosão; tomar as devidas providências na fabricação do equipamento tentando contornar ou minimizar os problemas com a corrosão e finalmente tentar controlar a corrosão no equipamento quando este está em operação.Algumas das perdas (diretas e indiretas) advindas do processo corrosivo são: quebra de equipamento e prejuízos a isto associados; substituição prematura de equipamentos com reflexos no custo industrial; paralisação inesperada do equipamento causando transtornos no planejamento de produção; perda de um produto contaminado com os resíduos da corrosão; perda de eficiência dos equipamentos deprocesso devido a incrustações que causam o aumento do atrito e a redução da transferência de calor.
A seleção de materiais para o equipamento de processo com uma maior resistência à corrosão pode, ou não, ocorrer num custo mais elevado do que os custos industriais da corrosão. É sempre indispensável considerar as perdas diretas e indiretas do processo corrosivo na seleção dos materiais.
A corrosãotambém constitui risco de segurança quando a falha ocorre em partes críticas de um meio de transporte, além da conservação dos recursos materiais. Cerca de ¼da produção de aços de todo mundo é destinada à reposição de material destruído por corrosão.

1.2 CORROSÃO QUÍMICA E ELETROQUÍMICA

A corrosão pode ser subdividida em corrosão eletroquímica (corrosão úmida) e corrosão química levando emconta suas características físico-química.
1.2.1 Corrosão Eletroquímica

A corrosão eletroquímica necessita de quatro componentes que formam um circuito fechado são eles: anodo, catodo, eletrólito e circuito metálico.
Anodo: o polo negativo de um sistema eletrolítico, doador de elétrons
Catodo: o polo positivo de um sistema eletrolítico, receptor de elétron
Eletrólito: substância que dissolvidaem água separa-se em um ou mais íons possibilitando a condução elétrica.
Circuito metálico: um circuito que une o catodo e o eletrodo com baixa resistência elétrica
A corrosão eletroquímica dar-se-á na existência destes quatros componentes por estabelecer uma corrente elétrica entre o catodo e o anodo, o que provocará um desgaste do anodo, que será o elemento corroído, enquanto o catodo será...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corrosao
  • Corrosão
  • Corrosão
  • corrosão
  • Corrosao
  • Corrosão
  • corrosão
  • Corrosão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!