Corrosão

Páginas: 4 (897 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Os principais agentes responsáveis pela formação de ferrugem são a água e o oxigénio. No entanto existem vários métodos de proteger os metais contra a corrosão, e de entre os quais se destacam:camada protectora, como a pintura ou plastificação; protecção anódica; galvanização; protecção catódica.
O primeiro método de protecção acima referido consiste em aplicar uma camada protectora, comopintura ou plastificação, no metal que se pretende proteger. Por exemplo, quando pretendemos proteger um determinado metal da corrosão, quando este se encontra num solução de água salgada, pode-serecorrer á pintura, plastificação, protecção anódica ou catódica. Foi o que podemos observar na nossa experiência, uma vez que nos pregos protegidos com uma camada de tinta só se verificou corrosão naspontas deste (uma vez que não se encontravam pintadas). Os pregos pintados e os pregos pintado riscado, contidos na solução de sílica não oxidaram. No prego pintado e riscado houve corrosão nas zonasriscadas, porque houve uma fissura do material protector. Estes resultados estão de acordo com os resultados esperados.
Na protecção anódica, o metal é intencionalmente oxidado, para que se formena sua superfície uma camada fina e aderente de óxido. Essa camada protectora protege o metal do contacto com o oxigénio e com a água.
Outro tipo de protecção é a protecção catódica, queconsiste num processo de protecção do metal, em que o ferro é posto em contacto com um outro metal fortemente redutor (magnésio ou zinco). Esses metais vão funcionar como ânodo da reacção e o ferro comocátodo. Este tipo de protecção é muito utilizado em canalizações, oleodutos e navios.
Um dos factores que pode também influenciar a corrosão dos metais é a temperatura, uma vez que o seu aumentofaz aumentar também o nível de oxidação do metal. Temos o exemplo do Titanic, que após tantos anos não apresenta o nível de corrosão esperado pelos cientistas. Uma possível explicação, além da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corrosao
  • Corrosão
  • Corrosão
  • corrosão
  • Corrosao
  • Corrosão
  • corrosão
  • Corrosão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!