Corrosão

Páginas: 2 (267 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
A quitina é um homopolissacarídeo linear insolúvel, composto por unidade de N-acetil-D-glucosamina em ligação β. Diferencia-se quimicamente da celulose pela substituição de um grupohidroxila em C-2 por um grupo amino acetilado. Estruturalmente, a quitina apresenta-se na forma de fibras estendias similares às da celulose e não é digerível por animais vertebrados.
É osegundo polissacarídeo mais abundante da natureza depois da celulose, sendo o principal componente do exoesqueleto dos crustáceos e insetos. Sua presença também ocorre em nematoides e naparede celular dos fungos e leveduras.
A quitosana é um biopolímero do tipo polissacarídeo, derivado do processo de desacetilização da quitina. Possui uma estrutura molecularquimicamente similar à fibra vegetal celulose, diferenciando-se somente nos grupos funcionais, onde os grupos hidroxila (OH) estão dispostos na estrutura geral do carboidrato para a celulose egrupos amino (NH2) para a quitosana.
Algumas das principais áreas de aplicação da quitosana são: agricultura (mecanismos efensivos e adubo para plantas), tratamento de água (floculantepara clarificação), indústria alimentícia (fibras dietéticas, redutor de colesterol,fungicida e bactericida), indústria de cosméticos (esfoliante para a pele, creme dental) ebiofarmacêutica (imunológico, antitumoral). Porém sua maior aplicação é na área biomédica (suturas cirúrgicas, implantes dentários, reconstituição óssea, lentes de contato, liberação controlada dedrogas em animais e humanos, encapsulamento de materiais).

Referências:
* Quitina e Quitosana: aplicações como biomateriais
V. V. C. Azevedo, S. A. Chaves, D. C. Bezerra, M. V.Lia Fook, A. C. F. M.Costa
Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais – Universidade Federal de Campina Grande, Av. Aprígio Veloso, 882, 58109-970, Campina Grande – PB, Brasil.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corrosao
  • Corrosão
  • Corrosão
  • corrosão
  • Corrosao
  • Corrosão
  • corrosão
  • Corrosão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!