Corrosão

Páginas: 12 (2810 palavras) Publicado: 5 de junho de 2012
INTRODUÇÃO


A causa básica da corrosão é conhecida. Os metais apresentam uma condição termodinâmica instável e tendem a mudar para condição estável pela formação de óxidos, hidróxidos, sais etc. Dessa forma a corrosão é um processo natural indesejável. Para combater, ou melhor, atenuar esta tendência termodinâmica dos metais, dispõe-se de vários métodos.
A maioria dos métodos de controle decorrosão consiste em intercalar uma camada protetora entre o metal e o meio corrosivo. Essas camadas são de formação natural ou artificial e em alguns casos, simultaneamente.
A boa resistência da maioria dos metais mais comuns à corrosão é devida a formação de uma película, normalmente invisível, impermeável, continua e insolúvel. Essas películas se originam de transformações químicas em meiosatmosféricos convencionais e resultam em compostos que aderem ao metal base como no caso dos aços inoxidáveis (Cr2O3) e alumínio (Al2O3).
Sob o ponto de vista industrial, o ferro e o aço-carbono assumem primordial importância. Simultaneamente carecem de proteção contra corrosão. O filme do produto da oxidação que se forma em suas superfícies, seja em meios atmosféricos, seja em ambientes químicos,é oposto dos filmes autoprotetores encontrados em outros materiais metálicos. É de formação descontínua, permeável, solúvel com tendência a crescer indefinidamente até a completa degradação do material metálico. Daí a necessidade de proteção sendo usual o emprego de revestimentos.
A eficiência destes revestimentos ou recobriremos protetores dependente, todavia do preparo da superfície receptora.Uma superfície bem limpa, livre de ferrugem, graxa sujidades e umidade são tidas como o melhor substrato a um bom recobrimento protetor ou decorativo. Pode - se então dizer que esse recobrimento não é melhor do que a superfície à qual foi aplicado, e o seu desempenho é função direta da limpeza e preparo da superfície a proteger. Justifica-se, portanto antes do estudo de revestimentos protetores, aapresentação das técnicas mais usuais para se conseguir superfícies adequadas a aplicação dos mesmos.
Levando - se em conta que a preparação ideal de uma superfície metálica é dificilmente obtida, esse lado em questão envolve não só problemas de ordem técnica como também econômica.
É de absoluta necessidade a perfeita caracterização do tipo de proteção visado. Assim o que pode ser indesejávelpara um determinado tipo de acabamento pode não ser nocivo e até altamente desejado, e outro. Por exemplo, certos tipos de filmes ou películas de formação específica são recomendados, visando a um melhor resultado como o presente no processo de fofatização seja por imersão, seja por jateamento. Já o mesmo filme num processo de eletroposição, inválida toda a operação.
São Também conhecidos os casose até citados da literatura especializada, da aplicação de tintas sobre camadas oxidadas, com bons resultados, tendo como condição que essa ferrugem seja limpa, compacta e bem aderente à superfície metálica.
Pode se assim afirmar que não existe tratamento preparatório de superfícies metálicas de caráter universal. São diversas as variáveis, o tipo do metal, fim a que se destinam condiçõeseconômicas além da quantidade e qualidade das impurezas ou sujidades a serem removidas.

1. REVESTIMENTO LIMPEZA E PREPARO DAS SUPERFICIES


1.1. IMPUREZAS

Pode se definir como impurezas as sujidades as substâncias encontradas na superfície e que podem interferir, seja no processamento, seja na qualidade da proteção visada. Nelas se se enquadram os seguintes tipos:

Oleosas – Principalmenteóleos minerais, óleos graxos, emulsões óleos de laminação, estampagem, repuxamento, trefilação, além dos protetores oleosos para corrosão. Para os óleos minerais pode-se dizer que quanto maior sua viscosidade maior a dificuldade de limpeza. Comparativamente os óleos graxos são mais fácil sua remoção.
Semi - Sólidas – No desengraxamento alcalino a quente principalmente em processos por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corrosao
  • Corrosão
  • corrosão
  • Corrosao
  • Corrosão
  • corrosão
  • Corrosão
  • Corrosão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!