Corrosão Quimica

Páginas: 14 (3270 palavras) Publicado: 17 de fevereiro de 2014





LARISSA DAL BOSCO
LEONARDO MATTOS
MARIELE KREUTZFELD
RAFAEL SWAROWSKY


ESTUDOS DE CASOS DE CORROSÃO





TOLEDO/ PR
2014
LARISSA DAL BOSCO
LEONARDO MATTOS
MARIELE KREUTZFELD
RAFAEL SWAROWSKY



ESTUDOS DE CASOS DE CORROSÃO



APS (Atividade Prática Supervisionada) referente à matéria Química, apresentada no curso de Engenharia Civil da UTFPR (UniversidadeTecnológica Federal do Paraná)





TOLEDO/ PR
2014
LISTA DE FIGURAS

[FIGURA 1] Disponível em: . Acesso em: 03 de fevereiro de 2014.
[FIGURA 2] Disponível em: . Acesso em: 09 de fevereiro de 2014.
[FIGURA 3] Disponível em: < http://inspecaoequipto.blogspot.com.br/2013/11/protecao-catodica.html >. Acesso em: 11 de fevereiro de 2014.
[FIGURA 4] Disponível em: Acesso em: 10 defevereiro de 2014.















INTRODUÇÃO
A corrosão é um conceito muito conhecido e empregado nos últimos tempos. Apesar de ser comumente associado aos metais, este é um fenômeno bastante amplo e também ocorre com materiais não metálicos. 1 (MERÇON, Fábio, p. 10) Devido à sua diversificação, esse processo está presente em diferentes situações, sempre associado à reduçãoda vida útil de um determinado bem.
O seguinte trabalho tem como objetivo abordar três estudos de caso de corrosão: corrosão em armadura de concreto armado; corrosão em casco de navios; e corrosão naftênica. Ele contém informações a respeito das causas, ocorrências, consequências, exemplos, curiosidades e métodos de prevenção destes três casos.
A importância do estudo dacorrosão está diretamente ligada à fatores econômicos, de segurança, à conservação de reservas minerais e à poluição ambiental.
Vale lembrar que, algumas das consequências da corrosão nos locais afetados são: o desgaste, as variações químicas ou modificações estruturais, a funcionalidade e a durabilidade. Logo, observa-se que é muito importante que sejam empregados métodospreventivos para controlar ou evitar a ação corrosiva.













ESTUDO DE TRÊS CASOS DE CORROSÃO

Caso de corrosão em armadura de concreto armado
Os profissionais da engenharia tem se preocupado cada vez mais com um problema que pode comprometer a segurança de certos locais: a corrosão em armaduras de concreto armado. Este é um processo eletroquímico muito comum, que pode ocorrerdevido à deterioração do concreto por uma grande quantidade de íons cloreto ou por sua diminuição da alcalinidade.
Quando executado corretamente, o concreto protege a armadura pelo aspecto físico (barreira proporcionada pelo cobrimento sobre a armadura, cuja eficiência depende da qualidade e dimensão da espessura deste) e pelo aspecto químico (resultante do elevado pH existente nasolução aquosa que se encontra nos poros do concreto de cobrimento, permitindo a formação de uma fina película protetora, a camada de passivação)2.(ANDRADE, José Carneiro)
A presença desta película de passivação protege a armadura contra ação de agentes agressivos. Porém, ela pode ser danificada. Por exemplo, uma quantidade suficiente de íons cloreto pode vir do meio externo ou já estar presente nointerior do concreto, devido a agregados contaminados. Além do mais, pode ocorrer a diminuição da alcalinidade do concreto devido à reações de carbonatação ( queda do pH) ou pela penetração de substâncias ácidas no concreto.
O processo de corrosão ocorre através da ação das macropilhas e micropilhas, que pode acontecer devido aos cloretos e à queda do pH. A partir de dados, observa-se que nasáreas onde os agentes corrosivos penetram, se instalam zonas de micropilhas. Próximo a estas áreas existem zonas em perfeito estado. Estas começam a funcionar como ânodos, fornecendo elétrons para as áreas em processo de corrosão. Assim, há redução de oxigênio, processo da macropilha. Então temos a área da micropilha funcionando como ânodo para a área de macropilha, sem perder totalmente suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica, corrosao
  • Química "corrosão"
  • corrosão química
  • Corrosão Quimica
  • química corrosão
  • Corrosão Química
  • Relatório de Fisico Quimica- Corrosão
  • Relatório química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!