Corrosão na Construção Civil

Páginas: 19 (4589 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ


FABIELI RODRIGUES

JONAS ANDERSON RODRIGUES





CORROSÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL








ITAJAÍ
2013
FABIELI RODRIGUES
JONAS ANDERSON RODRIGUES


CORROSÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL




Trabalho apresentado para avaliação referente à disciplina de Química, curso de Engenharia Civil, CTT-MAR.
Professora: Márcia Gilmara Marian VieiraITAJAÍ
2013
Introdução

A corrosão é um processo eletroquímico que se instala quando houver a presença de quatro condições: dois metais, ou duas posições no mesmo metal, em diferentes níveis de energia, um eletrólito, isto é, meio ou solução condutora de íons, a presença de oxigênio e uma conexão metálica.
Nas peças de concreto armado é o que se dá: as armaduras apresentam níveis deenergia diferentes, o concreto atua como eletrólito, pois é um pseudo-sólido, o oxigênio é o da atmosfera e o condutor metálico é a própria ferragem.
As diferenças de potencial em dois pontos quaisquer das armaduras podem ter sido originadas pela diferença de aeração, umidade, concentração salina ou tensão no concreto e no aço.
Desta forma, é desencadeado micro pilhas em série, o que corresponde ácorrosão generalizada.
A corrosão pode ser acelerada por agentes contidos ou absorvidos pelo concreto, e a única maneira de interromper os processos de corrosão em estruturas de concreto armado é colocar-se outro metal para corroer em lugar ao aço.






















Corrosão na Construção Civil


Pode-se definir corrosão como sendo a deterioração de um materialmetálico por ação química ou eletroquímica do meio ambiente aliada ou não a esforços mecânicos. Consideram também como corrosão a deterioração de materiais não metálicos, como por exemplo, concreto, borracha, polímeros e a madeira, devido à ação do meio ambiente.
A corrosão de maneira geral é um processo espontâneo, que está constantemente modificando materias metálicos, de modo que o seudesempenho e a sua durabilidade diminuem muito. Trazendo danos e perdas econômicas vultosas para os seus investidores.
Há casos que se pode admitir uma corrosão como o inverso do processo metalúrgico, cujo objetivo principal é a extração do metal a partir de seus minerais, assim o produto da corrosão é muito parecido com o minério originalmente extraído.

Oxidação
O processo de oxidação que nelaocorre, define-se como o ganho de oxigênio por uma substância (antigo), ou é a perda de elétrons por uma espécie química (elétrons), ou ainda no aumento algébrico do número de oxidação (termos de número de oxidação).
Comparando esses conceitos, temos o antigo como o que é restrito as reações que há participação de oxigênio, já o termo de elétrons é mais amplo, não se fixando em oxigênio, e é de grandeutilidade na corrosão, e por fim o termo de número de oxidação que não se fixa em oxigênio e nem em elétrons, sendo, portanto o mais geral.
Entende-se que oxidação é o ataque provocado por uma reação gás-metal, com formação de uma película de óxido. Este tipo de corrosão é extremamente lento à temperatura ambiente e não provoca deterioração substancial das superfícies metálicas, salvo seexistirem gases extremamente agressivos na atmosfera.

Corrosão Propriamente Dita
Já o ataque de natureza  eletroquímica é a corrosão em si, que ocorre em meio aquoso. A corrosão acontece quando é formada uma película de eletrólito sobre a
superfície dos fios ou barras de aço. Esta película é causada pela presença de umidade no betão, salvo situações especiais e muito raras, tais como dentro deestufas ou sob ação de elevadas temperaturas e em ambientes de baixa umidade relativa. Este tipo de corrosão é também responsável pelo ataque que sofrem as armaduras antes de seu emprego, quando ainda armazenadas no estaleiro. É o tipo de corrosão que o engenheiro civil deve conhecer e com a qual deve se preocupar. É melhor e mais simples preveni-la do que tentar solucionar depois de iniciado o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corrosão na Construção civil AED Quimica PU GO
  • trabalho feito corrosao na construção o civil parte 2
  • Construção civil
  • Construção civil
  • Construção Civíl
  • Construção civil
  • Construçao Civil
  • Construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!