Corrosão induzida por microorganismos

Páginas: 13 (3185 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4

2. MICRORGANISMOS 5

2.1 Biofilmes 6

3. CASOS 6

4. MECANISMOS 10

5. PROTEÇÃO 13

6. CONCLUSÃO 15

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16




























































INTRODUÇÃO

A corrosão induzida por microrganismos, também chamada de microbiana oumicrobiológica, é aquela onde a corrosão do material metálico se processa sob a influência de microrganismos [1].

Praticamente todos os microrganismos vistos até o momento se relacionam, em menor ou maior grau, aos processos de biocorrosão e bioacumulação (biofouling). Os microrganismos influenciam a corrosão de metais ao favorecer reações eletroquímicas que não são comuns em condições livresde microrganismos e pela alteração da superfície de contato com o meio, seja pela fixação dos próprios microrganismos, ou pela liberação de metabólitos no meio [6].

O primeiro caso reportado dessa corrosão em metais foi publicado em 1891 por J. H. Garrett, que encontrou que a corrosão de cabos enterrados poderia ser atribuída à produção biogênica de amônia, nitrito e nitrato. Cerca deduas décadas depois, mostrados por R.H. Gaines que a sulfato-redução, súlfur-oxidação e bactéria do ferro eram responsáveis por parte da corrosão de ferros dentro de solos. Essas observações foram associadas com condições aeróbicas. Em 1934, Von Wolzogen Kühr e Van der Vlugt apresentaram a primeira evidência que microrganismos participam de uma regra direta com a corrosão de metais sob condiçõesanaeróbicas. Eles postularam que a bactéria de sulfato-redução era capaz de captar hidrogênio adsorvido da superfície do metal. Desde 1934 até hoje, têm crescido consideravelmente o número de publicações a respeito de corrosão influenciada por microrganismos em estruturas de metais e não-metais em vários ambientes [2].

É importante reconhecer que corrosão microbiológica em metais não diferefundamentalmente dos outros tipos de corrosões eletroquímicas em meio aquoso. Os microrganismos não consomem diretamente o metal da mesma maneira que consomem vários outras substâncias orgânicas. Mas sim, certos meios agressivos são criados por determinadas espécies de microrganismos através dos subprodutos oriundos de seus metabolismos. A presença física de microrganismos também pode formar umaespécie de limo, provocando uma aeração diferencial, dando abertura à corrosão [3].

Dada à variedade de ambientes que podem proporcionar crescimento de bactérias, algas ou fungos, muitos são os equipamentos que podem sofrer a corrosão induzida por microrganismos. Entre esses ambientes podem ser citados a água do mar, de rios, de sistemas de refrigeração, regiões pantanosas, sedimentosoleosos, solos contendo resíduos orgânicos ou sais como sulfatos, sulfetos, nitratos, fosfatos ou ainda enxofre [1].


MICRORGANISMOS

O termo microrganismo converge para uma vasta diversidade de formas de vida. Devido aos seus pequenos tamanhos, têm uma alta superfície catalítica ativa, o que faz com que suas reações sejam muito rápidas, bem como sua velocidade de reprodução [2].A ampla distribuição dos microrganismos na natureza é também consequência de seu tamanho reduzido, já que os encontramos em todos os meios aquosos e até mesmo nas altas camadas da atmosfera. Devido ao seu reduzido peso, os microrganismos são transportados por correntes de ar fazendo com que seja encontrado nos mais diversos meios [4].

Para os sistemas de corrosão, os microrganismosque exercem influência são: bactérias, fundos e algas.

As bactérias se reproduzem por divisão binária e sua multiplicação corresponde a uma progressão geométrica: 2⁰→ 2¹ → 2² ... 2n. Dessa forma, o número de células aumenta, a cada intervalo de tempo, segundo um fator constante que caracteriza o crescimento do tipo exponencial [4].

Como estes organismos são muito pequenos, com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corrosão Induzida por Microrganismos
  • Corrosão Microbiológica Induzida
  • Microorganismo
  • Microorganismos
  • microorganismos
  • microorganismos
  • Microorganismos
  • microorganismos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!