Corrosão em concreto

Páginas: 17 (4127 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2012
OBJETIVO

O presente trabalho tem como objetivo estudar a corrosão referente ao concreto, procurando aplicar a matéria de corrosão II com o intuito de identificar as características desta corrosão, bem como, suas causas, mecanismos e informações relevantes a fim de se obter sugestões de soluções plausíveis para evitar esse tipo de degradação.



INTRODUÇÃO

O concreto é um material deconstrução de grande e diversificado uso, sendo assim a sua durabilidade um fator importante na avaliação de um projeto estrutural.
As estruturas de concreto são projetadas e executadas para manter condições mínimas de segurança, estabilidade e funcionamento durante certo tempo de vida útil, sem custos de manutenção e de reparos não previstos.
O concreto é constituído principalmente de cimento,areia, água e agregados de diferentes tamanhos. Em alguns casos são usados aditivos como, por exemplo, inibidores de corrosão.
A corrosão do concreto é de grande importância, pois provoca não somente a sua deterioração, mas também pode afetar a estabilidade e a durabilidade das estruturas. A armadura não é suscetível de sofrer corrosão, a não ser que ocorram contaminações ou deteriorações doconcreto. Os constituintes do concreto inibem a corrosão do material metálico e se opõem à entrada de contaminantes. Pode-se afirmar que, quanto mais o concreto se mantiver inalterado, mais protegida estará a armadura. Na maioria dos casos, a armadura permanece por longo tempo resistente aos agentes corrosivos, podendo esse tempo ser praticamente indefinido. Todavia, ocorrem alguns casos onde acorrosão da armadura é bastante rápida e progressiva.
Estudos desenvolvidos pelo “The Departament of Transport” da Inglaterra, constataram, na avaliação de 200 pontes, que 30% delas apresentavam problemas graves de corrosão. Falhas mais numerosas têm ocorrido em estruturas situadas em orla marinha, devido à penetração de névoa salina na massa de concreto até atingir a armadura. A ação do cloreto desódio tem ocasionado corrosão em grande número de pontes em países com invernos rigorosos, que utilizam este sal como degelo.
A corrosão de metais no concreto, especialmente do aço, tem recebido atenção crescente nos últimos anos devido a essa ocorrência difundida em certos tipos de estruturas e ao elevado custo para reparos.
A corrosão das armaduras de aço pode ser considerada uma das principaiscausas da deterioração do concreto armado. Diversos fatores podem ser apontados como responsáveis pela ocorrência desta manifestação patológica: deficiências de projeto, espessura de cobrimento insuficiente, especificações e características inadequadas do concreto e de seus materiais constituintes, falhas de execução e manutenção e a ação agressiva do meio ambiente na qual a estrutura estáinserida.
O emprego de inibidores de corrosão em estruturas de concreto armado vem crescendo gradativamente, década após década, sendo estes utilizados como medidas preventivas, incorporados ao concreto no momento de sua fabricação, ou como medida de reparo, aplicados na superfície do concreto.
Este aumento no emprego desses aditivos pode ser atribuído ao maior volume de estudos sobre o assunto, bemcomo, a maior difusão de conhecimentos.
Além disso, esse crescimento está fundamentado nas vantagens facultadas por essas substâncias, quais sejam: o uso relativamente fácil; a não necessidade de mão-de-obra especializada; a não necessidade de manutenção constante ou, em alguns casos, a manutenção ínfima, quando comparado com outras técnicas de reparo.
A partir daí, surge uma notada necessidadedos meios técnicos e científicos em conhecer os mecanismos de ação destes inibidores, bem como aperfeiçoar suas técnicas.
Uma vasta linha de inibidores de corrosão das armaduras metálicas em concreto é encontrada atualmente no mercado, sendo os mais tradicionalmente comercializados aqueles baseados em nitrito de cálcio. Igualmente, deve ser mencionado que a utilização de inibidores de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corrosão em concreto
  • corrosao em estrutura de concreto armado
  • Corrosão no Concreto Armado
  • Corrosão e carbonatação do concreto armado
  • Corrosão em Concreto Armado
  • Corrosão de concreto armado
  • Corrosão no concreto armado
  • Corrosão em estruturas de concreto armado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!