Corrosão em armaduras

Páginas: 11 (2524 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2012
Introdução

A especificação correta do concreto a ser empregado, sua relação A/C, o tipo de cimento, a adequada espessura de cobrimento em relação ao ambiente, a utilização de meios adicionais para proteção das armaduras, são algumas das medidas que se tomadas na fase de projeto, melhoram significativamente a durabilidade das estruturas à corrosão de armadura.
Hoje as exigências deprojeto já não estão voltadas apenas para atender às resistências mecânicas, mas também aos critérios de durabilidade e vida útil.
















































































O Concreto


[pic]

Figura 01 – Concreto


O concreto é um material poroso e com umaestrutura bastante complexa. O concreto endurecido pode ser considerado com uma rocha artificial, constituído por uma associação de agregados graúdos e grãos de areia, de dimensões variáveis, englobados por uma pasta de cimento.
O concreto aparenta ter somente dois constituintes distintos: Partículas de agregado e a pasta de cimento endurecida, entretanto, analisando sua microestrutura observa-seum terceiro constituinte: a zona de transição, esta região possui características diferentes do restante da pasta, por ser mais porosa e o local onde as primeiras fissuras aparecem é classificada como “o elo fraco da corrente”.
Devido a grande porosidade existente no concreto pode-se classificá-lo como um falso sólido, a existência de vazios se deve ao excesso de água e ao ar retidodurante a concretagem, ocupando volumes de 1 a 5%.
O concreto proporciona à armadura um meio altamente alcalino, em geral o pH varia entre 12,5 e 13,5, o que representa uma excelente proteção à corrosão do aço, então todos os aspectos da tecnologia do concreto que contribuem para obter um produto com menor índice de vazios, contendo uma porosidade que minimize o transporte de gases e líquidosatravés de sua estrutura interna, são relevantes sob o ponto de vista da corrosão de armadura.























A Corrosão


[pic]

Figura 02 – Armaduras


Corrosão é uma interação destrutiva de um material com o ambiente por reação química. Também conhecida como oxidação, esse processo é extremamente lento e não provocam deterioração substancial dassuperfícies metálicas, exceto se existirem gases extremamente agressivos na atmosfera.
Os metais nobres (prata, ouro e platina) são estáveis e se encontram na natureza sob a forma metálica. Todos os outros metais são encontrados sob a forma de minérios e, portanto em condições de maior estabilidade. Neste segundo caso, é necessário a utilização do processo metalúrgico, afim de fornecer energia etransformá-lo em metal. Desta forma, estando o metal em condições propícias à perda da energia, haverá a corrosão e o retorno à sua composição original estável.
Os agentes que causam os problemas patológicos podem ser vários, podem ser destacados: o CO2, os sais, principalmente o cloreto, especialmente em obras que se situam nas proximidades do mar, em atmosferas salinas, ou em lugares muitoúmidos e com atmosferas contaminadas, é muito freqüente o aparecimento de fissuras devido à corrosão das armaduras.
O Processo de corrosão está diretamente ligado a parâmetros do concreto como:
• Tipo e quantidade de cimento;
• Relação a/c;
• Conteúdo de umidade;
• Agressividade do meio;
• Adensamento;• Cura;
Portanto, há dificuldade de ser estabelecido segurança quanto à corrosão da armadura de aço.


A Classificação da Corrosão
A corrosão pode se apresentar de formas diversas. Em geral são classificadas pela extensão da área atacada. Os tipos de corrosão mais freqüentem são:  

[pic]
Figura 03 - Tipos de corrosão


Corrosão uniforme:

Ocorre em toda a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corrosão de Armaduras
  • Corrosão em armaduras de concreto
  • Corrosão do concreto e das armaduras
  • Aditivos inibidores da corrosão das armaduras no concreto
  • Trabalho sobre corrosão nas armaduras de concreto armado
  • armadura
  • a armadura
  • Armaduras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!