Corrosão do carater

Páginas: 2 (401 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Etica cap V

Cap.V: Risco
Novo contrato – trabalhador sente-se constantemente em teste, mas nunca sabe me que posição está. Não há medidas objetivas de avaliação.
Schumpeter – os seres humanosexcepcionais se desenvolvem vivendo constantemente no limite.
Ulrich Beck – na modernidade avançada, a produção social de riqueza é sistematicamente acompanhada pelas produções sociais de riscos. Apalavra risco descende da palavra renascentista italiana para “desafiar”, risicare.
Mas o medo de tentar a sorte paira sobre a administração do risco. Segundo Amos Tversky as pessoas na vida diária seinteressam mais pelas perdas do que pelos ganhos. Falta ao risco a possibilidade de estabelecer uma narrativa, uma relação causal entre os acontecimentos.
Numa organização frouxa, quanto mais brechas,desvios ou intermediários, mais fácil será a movimentação dos indivíduos. Os buracos numa organização são os locais da oportunidade, mas é uma marcha para a incerteza. Essas mudanças ocorrem de trêsmaneiras: mudanças laterais ambíguas; perdas retrospectivas ou resultados salariais imprevisíveis.
Novo capitalismo – a mudança torna-se um valor. O destino conta menos que o ato de partir. Imensasforças sociais e econômicas moldam a insistência na partida. Ficar firme é ser deixado de fora. Existe a esperança de que ao se lançar na viagem alguma coisa aconteça, é uma espécie de suspensão darealidade.
Está havendo um processo de concentração de renda nas camadas com maior escolaridade formal, uma elite tecnológica. A flexibilidade acentua a desigualdade pelo mercado em que o vencedor levatudo.
Assumir os riscos torna-se um teste de caráter.
Diante de alguma situação conflituosa, a atenção da pessoa fica pregada mais em suas circunstâncias imediatas que numa visão de perspectiva –efeito da “dissonância cognitiva”. A psicologia social chama essa atenção gerada de “atenção focal”. O pensamento a longo prazo é suspenso como inútil.
Gera uma enfase na juventude, como se os mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corrosão de Caráter
  • A Corrosão do Caráter
  • A corrosão do carater
  • corrosao do carater
  • a corrosão do caráter
  • Corrosão do carater
  • a corrosão do cárater
  • A corrosão do caráter

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!