Corrosão de materiais

Páginas: 9 (2034 palavras) Publicado: 15 de agosto de 2012
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

TCC SEMINÁRIO II

CORROSÃO DE MATERIAIS METÁLICOS

Wesley Heleno de Almeida
Professora Karina Silva Campos

Contagem
2011
Introdução
O trabalho que segue visa mostrar os tipos de corrosão existentes nos metais, a especificação de como eles surgem de diferentes modos e sua prevenção.
Objetivo
Compreendero significado de corrosão e expor os variados tipos de fissuras que aparecem no metal.
Sumário
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
1. CORROSÃO
2. AÇOS RESISTENTES A CORROSÃO
3. TIPOS DE AÇOS INOXIDÁVEIS
3.1. AÇOS INOXIDÁVEIS MARTENSÍTICOS
3.2. AÇOS INOXIDÁVEIS FERRÍTICOS
3.3. AÇOS INOXIDÁVEIS AUSTENÍTICOS
4. TIPOS DE CORROSÃO
4.1. CORROSÃO POR PITE
4.2. CORROSÃO EM FRESTA
4.3. CORROSÃO GALVÂNICA4.4. CORROSÃO INTERGRANULAR
4.5. CORROSÃO MECÂNICO QUÍMICA
5. PLANO DE PREVENÇÃO A CORROSÃO
CONCLUSÃO
REFERENCIAS BLIOGRÁFICAS
 
 
1. CORROSÃO
A corrosão metálica é a transformação de um metal pela sua interação química ou eletroquímica num determinado meio de exposição, formando óxidos e liberando energia.
Geralmente, a corrosão eletroquímica está associada à exposição do metal num meio emque existem moléculas de água, juntamente com o gás ou íons de hidrogênio, num meio condutor.
A proteção contra a corrosão dos metais deve considerar aspectos técnicos e econômicos. Entre os aspectos técnicos, destaca-se o meio de exposição. Por exemplo, quando não é possível usar inibidores de corrosão, controlar os agentes agressivos (SO2, H+, Cl-) ou empregar a proteção catódica para protegercerto metal contra a corrosão atmosférica, resta apenas a modificação do metal ou a interposição de barreiras para proteção contra a corrosão.
Em alguns casos, a modificação do metal é viável como, por exemplo, a utilização do alumínio em componentes como esquadrias, portas e janelas ao invés do aço-carbono. Porém, para estruturas de grande porte, nas quais a resistência mecânica é um requisitoimportante, o alumínio nem sempre pode ser utilizado, sendo indicados os aços inoxidáveis, apesar de seu custo elevado.
Porém, em muitos casos, os metais ferrosos são os mais adequados para utilização em estruturas expostas ao ambiente, mas necessitam de uma barreira entre este metal e o meio como forma de proteção contra a corrosão. Para esta finalidade, utiliza-se tanto o revestimento orgânico(tintas) como o inorgânico (revestimentos metálicos como a anodização ou cromatização).
Por exemplo, é grande a preocupação com a corrosão em bombas e em turbinas, sobretudo devido aos prejuízos que podem causar em caso de falha. Porém, não se deve confundir o fenômeno químico da corrosão com os fenômenos físicos da cavitação e da abrasão, embora os efeitos nas pás de bombas e de turbinas sejamsemelhantes.
 

Matriz revestida com nitreto de titânio
 
2. AÇOS RESISTENTES A CORROSÃO
Os aços adquirem passividade quando ligados a certos metais, entre os quais destacam-se o cromo e o níquel, que compões os chamados aços inoxidáveis que se caracterizam por resistir à corrosão atmosférica, embora possa resistir à ação de outros meios gasosos ou líquidos.
O cromo é o elemento de liga maisimportante, pois é o mais eficiente contra a corrosão quando empregado em teores acima de 10%.
 

O gráfico mostra que à medida que aumenta o teor de cromo no aço, ele passa de metal de grande corrosibilidade a um metal quase indestrutível pela corrosão aço em atmosfera industrial.
Conforme o gráfico a seguir, o mesmo fenômeno ocorre a temperaturas elevadas,
Mas o teor de cromo ser maior paraque o aço adquira resistência ao calor.
No caso da resistência a corrosão, o cromo já atua efetivamente a partir de 10%, mas para a resistência ao calor, é necessário que sua quantidade ultrapasse 20%.
Em segundo lugar, vem o níquel, que em teores acima de 6 a 7% melhora a resistência à corrosão pelo ataque de soluções neutras de cloretos, bem como, as propriedades mecânicas. Os melhores aços...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • corrosão dos materiais
  • Corrosão dos materiais
  • Corrosão de materiais
  • Materiais e corrosão
  • trabalho de corrosao e degradacao de materiais
  • corrosão e desgaste dos materiais
  • Corrosão de Materiais Cerâmicos
  • PH

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!