Corrida de Fundo Biomec nica

4746 palavras 19 páginas
sumário

1 INTRODUÇÃO 3

2 AS CORRIDAS DE FUNDO DO ATLETISMO NOS JOGOS OLÍMPICOS 3
2.1Corridas de 5.000 m e 10.000m .....................................................................3
2.2 Maratona.........................................................................................................4

3 CORRIDA: TÉCNICA E BIOMECÂNICA 4
3.1 Existe uma técnica correta de correr? .............................................................5
3.2 A boa técnica de corrida – padrões e elementos gerais.................................7

4 FATORES DETERMINANTES NO DESEMPENHO 9

5 A VELOCIDADE E A ESTRATÉGIA DE CORRIDA 14

CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 16
1. INTRODUÇÃO
O Atletismo é um dos esportes mais nobres dos Jogos Olímpicos – estava presente já nos primeiros jogos em Olímpia, em 776 a.C.- possuindo uma grande popularidade até os dias atuais.
Dentre as suas modalidades estão as corridas de longa distância (também denominada corrida de fundo), as quais consistem em provas que exigem uma grande resistência física do atleta participante. As maratonas, com uma distância de 42,195 Km, são as corridas mais famosas, nas quais há uma grande participação popular: com atletas de elite competindo com centenas ou milhares de amadores para os quais o maior trunfo pessoal seria o de pelo menos conseguir concluir a corrida.
Resistência e perseverança são as palavras-chaves dos corredores fundistas, somado com o preparo aeróbico, resistência mental e pensamento tático (STUBBS, 2012). Os competidores são levados aos limites do corpo e da mente. Por isso, todo cuidado em busca de se poupar energia é fundamental: a execução de uma técnica de corrida eficiente, bem como, saber quando determinar o momento de diminuir o ritmo de passadas ou acelerar pode ser decisivo para o desempenho na corrida.

2. As corridas de fundo do Atletismo nos Jogos Olímpicos
As provas de longa distância olímpicas incluem os 5.000m e 10.000m e a Maratona. As corridas de 5.000m e 10.000 m ocorrem

Relacionados