Corrida: Análise de cálculos da frequência cardíaca máxima

Páginas: 9 (2092 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014
Introdução
            Natação, caminhadas, ciclismo e, em “moda” atualmente, a corrida de rua, são atividades de cunho aeróbio. E como tal, existe a necessidade de controle da carga de esforço físico-fisiológico imposto por tais atividades.
            Este controle é feito através da quantificação de variáveis de volume e de intensidade. Na dimensão de intensidade é muito usado o controlepor “zonas de intensidade” ou janelas de variações ideais de intensidade. Isto nada mais é do que estabelecer valores de frequência cardíaca (FC) para determinados percentuais de esforço, por exemplo, FC que equivale a 70% a 80% do máximo.
         Em tais condições se estabelecer a intensidade máxima real ou predita é fundamental para se estabelecer os cálculos de zona alvo. Quando não possuímoscondições de encaminhar nosso cliente para um TEEMP (Teste de Esforço Máximo Progressivo – Teste Ergométrico) devemos usar uma outra forma de obter o valor da FCmáx (Frequência Cardíaca Máxima). Essa forma é realizada via equações preditivas da FCmáx. A seguir apresento algumas equações de predição da FCmáx relacionadas na literatura (figura 1 e 2), assim denominadas de FCTmáx (Frequência CardíacaTeórica Máxima) devido ao fator de predição e não determinação.
Desenvolvimento
            De início apresento algumas equações que predizem a FC teórica máxima (FCTmáx) para iniciarmos a análise das mesmas.
 
Figura 1. Equações de predição da FCTmáx para ambos os sexos.
 
Figura 2. Equações de predição da FCTmáx específicas para homens ou para mulheres.
            As equações de Karvonenet al. (1957), Jones et al. (1975) e Tanaka et al. (2001) são aplicáveis sem a distinção de sexo. Já as equações da figura 2 são específicas ou para homens ou para mulheres. Nas equações para homens distinguimos um aspecto importante. Sheffield et al. (1965) desenvolveu equações para homens sedentário e homens ativos fisicamente, assim, o nível de condição física gera uma “fragmentação” dasequações preditivas.
          Além disso, recentemente Branco et al. (2004), desenvolveu equações para indivíduos jovens (média de idade 25,1 anos) de condição física aeróbica privilegiada sendo específica para corredores de fundo (VO2 máx médio= 67,9 ml/kg/min e %G médio = 6,0%) sendo a amostra composta de brasileiros da região de Juiz de Fora.
          Dentre estas equações a mais conhecidapopularmente, encontrando-se também entre as mais aplicadas em estudo científicos, é a equação 220-idade. Esta equação é relatada como originária de Karvonen et al. em estudo de 1957.
           Policarpo e Fernandes Filho (2004), relatam que sentiram-se surpresos ao adiquirirem o estudo de Karvonen et al. (1957) pois neste não havia qualquer menção sobre a equação (220-idade) e ainda relatam queencontraram vários autores para a referida equação em uma ampla pesquisa na literatura.
Já de algum tempo vários trabalhos vêem questionando a eficiência da equação 220-idade em estimar a FCTmáx (Araújo et al., 1980; Loderee e moseschberger, 1982; Robergs, Landhwer, 2003; Tanaka et al., 2001), mas o que mais surpreende é de que no estudo de Karvonen et al. (1957) teve uma abordagem que não envolvia aelaboração de uma equação preditiva da FCmáx  e que, segundo Policarpo e Fernandes Filho (2004), não se sabe a autoria da referida equação.
             Robert e Landwehr (2002) vão além ao relatarem “Por conseguinte a equação 220-idade não tem nenhum mérito científico para uso em fisiologia do exercício e áreas afim”. Segundo os pesquisadores não há registro publicado para esta equação, a equaçãoé uma estimativa visual baseado na observação de um melhor ajuste linear a uma série de dados brutos. Os pesquisadores questionam fortemente a referida equação e são taxativos ao afirmarem que modelos de regressão multivariados (estatística de regressão múltipla) devem ser utilizados ao invés da regressão simples (y=ax+b) e que equações devem ser desenvolvidas para populações específicas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • frequência cardíaca máxima
  • ANÁLISE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA
  • analise da frequencia cardiaca
  • Analise da variaçao da frequencia cardiaca
  • Comparação entre a frequência cardíaca máxima medida em partidas oficiais de futebol e em testes máximos
  • Frequência cardíaca
  • frequência cardíaca
  • Frequencia cardiaca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!