CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA

1430 palavras 6 páginas
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

ELETRICIDADE APLICADA À ENGENHARIA

CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA

HELIO VIEIRA ANDRADE JUNIOR – 201210768 - T02/P02

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
ARNALDOJOSÉ P. ROSENTINO JUNIOR

UBERABA – 2014
SUMÁRIO
1. IDENTIFICAÇÃO 1
2. RESUMO DA AULA PRÁTICA 2
2. INTRODUÇÃO 3
3. MATERIAIS UTILIZADOS E PROCEDIMENTO TÉCNICO DO EXPERIMENTO 6
4. RESULTADOS OBTIDOS 8
5. CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1. IDENTIFICAÇÃO
Relatório N. 4ª prática.
Título: Correção do Fator de Potência
Nome dos alunos: Caroline Taveira Leoni; Daniel Martins; Danilo Cardoso Ramos; Gabriela Ribeiro Bosquetti; Helio Vieira Andrade Junior; Luís Fernando de Lima.

2. RESUMO DA AULA PRÁTICA
O presente relatório tem como objetivo compreender o conceito do fator de potência, assim como entender os conceitos para a sua correção.
O experimento é dividido em duas etapas, sendo a primeira para a realização dos cálculos com o circuito predominantemente indutivo, obtendo um valor não adequado para o fator de potência. A segunda etapa consiste do mesmo circuito, porém com a presença de um capacitor com o intuito de corrigir o fator de potência para um valor estabelecido pela ANEEL.Desse modo, para que ocorra a correção do fator de potência, é de fundamental importânciaa utilização de capacitores alocados em paralelo ao circuito.

2. INTRODUÇÃO
Fator de potência pode ser definido como a relação entre a energia ativa e a aparente, e indica a eficiência no uso da energia. A figura 1 abaixo representa o triângulo de potências, de modo que a hipotenusa corresponde a potência aparente (S [kVA]), o cateto adjacente ao ângulo φa potência ativa (P [kW]) e o cateto oposto indica a potência reativa (Q [kVAr]).

Figura 1 – Triângulo de potências O ângulo entre as potências aparente e ativa representa a defasagem entre tensão e corrente, sendo seu

Relacionados