CORREÇÃO DE FISSURAS EM ALVENARIA DE VEDAÇÃO: ESTUDO DE CASO

2577 palavras 11 páginas
CORREÇÃO DE FISSURAS EM
ALVENARIA DE VEDAÇÃO: ESTUDO DE CASO
Eng. Max Junginger, M.Sc. max.junginger@poli.usp.br max@conpar.eng.br

RESUMO
Os encontros alvenaria/estrutura de prédios em estrutura convencional reticulada representam locais propícios ao aparecimento de fissuras, particularmente para estruturas muito esbeltas. Os revestimentos internos em gesso de pequena espessura agravam o problema pela sua baixa capacidade de absorver deformações. Nesse estudo de caso, uma torre residencial de 18 pavimentos, as interfaces alvenaria/estrutura foram monitoradas. As fissuras foram analisadas segundo sua amplitude e posição geográfica, sendo definido um tipo de recuperação adequado para cada uma delas. As fissuras menores e de pequena movimentação foram corrigidas no próprio revestimento de gesso e as mais graves foram corrigidas com uso de massa corrida aditivada e véu de poliéster. Os casos mais críticos no último pavimento exigiram a colocação de frisos na fachada, o que provocou alterações na arquitetura do edifício. Nas paredes internas desse pavimento, foi necessário o uso de selante acrílico em alguns encontros verticais.

1. INTRODUÇÃO
O presente texto descreve como foram corrigidas as fissuras nos encontros alvenaria/estrutura em uma torre residencial de 18 pavimentos com estrutura convencional e alvenaria de blocos de concreto. A disposição geográfica do edifício está representada na Figura 1 e as paredes mais atingidas pelo problema estão numeradas na Figura 2. O cronograma de obra seguiu aproximadamente um ciclo de quatro pavimentos, ou seja, execução da alvenaria de cima para baixo de quatro em quatro pavimentos, iniciando a fixação do 4o quando da conclusão da elevação do 8o.
Alguns problemas se manifestaram antes mesmo da entrega da obra, o que resultou numa correção menos traumática. Outros, entretanto, surgiram já com o morador habitando o local e logo após a unidade ser entregue, o que resultou em grande desgaste para o engenheiro

Relacionados