Correntes do pensamento contemporâneo

Páginas: 12 (2950 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2011
Sumário

Introdução.....................................................................03

Ideologia.......................................................................04

Correntes do pensamento contemporâneo...........................05

Produção do conhecimento em Ed. Física ..........................08Conclusão......................................................................16

Referências....................................................................17

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo debater assuntos ligados à educação física, na qual sabemos que falta um fundamento filosófico que a baseie. Então, será abordado através deste, o conceito de ideologia, tentando aproximar tal conceito da área profissional.
A educação física,por não seguir uma corrente única de pensamento, baseia-se em várias, tais quais também serão vistas por intermédio deste trabalho. As correntes do pensamento contemporâneo abordadas são: o Positivismo, a Fenomenologia e o Marxismo. Fazendo um breve resgate histórico e comentando seus fundamentos.
Diante a tais assuntos, serão analisadas também, as abordagens metodológicas e as produçõesde conhecimento na educação física, aproximando tais produções com as correntes do pensamento contemporâneo.
Importante salientar que todos os conteúdos vistos, serão, ou tentarão aproximar-se da educação física.

Ideologia

Ideologia é um termo muito complexo e difícil de dizer ao certo seu significado. Porém podemos tentar entender com ajuda de alguns antigos estudiosos e teóricos.Desde sua criação em 1801 pelo filosofo francês Destutt de Tracy, até Lênin ou Marx tentaram dar um conceito certo sobre ideologia.
O conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivomanter os mais ricos no controle da sociedade. A teoria de Marx aplica-se até hoje, como podemos ver os interesses da elite da sociedade sempre prevalecem sobre a classe inferior.
Para Lênin, tanto a burguesia quanto o proletariado possuem sua ideologia, que são de acordo com suas necessidades, pois, enquanto a ideologia da burguesia hoje é manter-se ou aumentar seu “status” usando a classeinferior como “alavanca”, as classes mais baixas da sociedade tentam não regredir ainda mais, pois sabe-se que não conseguirão subir de nível social por estarem sempre servindo à elite.
Em educação física também é complicado dizer ao certo sua ideologia, para tentarmos nos aproximar de um conceito plausível, temos que analisar seu momento histórico.
Wiggers, constatou em seu estudo sobrea Ideologia da Educação Física, que “os professores não possuem consciência ideológica, reproduzindo cegamente a ideologia da sociedade capitalista, através de sua atuação político-pedagógica de caráter alienado.”
Debatendo a história da Educação Física e a relação do esporte com a sociedade capitalista, verificamos que o esporte está repleto de valores da classe que mantém a hegemonia. Estesvalores são o da competitividade, da eficácia, do consumismo, do selecionamento, ou seja, são valores básicos do esporte de rendimento. Portanto, concordamos com BRACHT quando diz que:
"...a socialização através do esporte escolar pode ser considerada uma forma de controle social, pela adaptação dos praticantes como condição alegada para a funcionalidade e desenvolvimento da sociedade."Observamos que o esporte tornou-se como o principal conteúdo presente na educação física, e que a grande alienação da mídia contribuiu para essa hegemonia.
Tendo em vista esse conteúdo hegemônico da educação física, deveríamos determinar certos conceitos no que diz respeito aos valores presentes no esporte para um maior aproveitamento e assim ressaltar por uma prática voltada para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pensamento contemporaneo
  • Pensamento Contemporâneo
  • O pensamento contemporâneo
  • Correntes do Pensamento
  • As vertentes do pensamento jurídico contemporâneo.
  • Pensamentos filosóficos contemporâneo
  • genese do pensamento contemporaneo
  • Heresias no pensamento contemporâneo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!