Corrente elétrica

Páginas: 10 (2407 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2012
Unidade Escolar: Joaquim Antônio Lustosa
Nível Escolar: Ensino Médio
Disciplina: Física

































CAP. 4 E 5 – LIVRO DIDÁTICO
CORRENTE ELÉTRICA E RESISTORES
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E MEDIDAS ELÉTRICAS
CAP. 4 E 5 – LIVRO DIDÁTICO



AlunoCorrente – PI, Agosto de 2012
CORRENTE ELÉTRICA E RESISTORES



CORRENTE ELÉTRICA





Denomina-se corrente elétrica a todo movimento ordenado de partículas eletrizadas. Para que esses movimentos ocorram é necessário haver tais partículas − íons ou elétrons − livres no interior dos corpos.
Com a finalidade de facilitar o estudo das leis que regem osfenômenos ligados às correntes elétricas, costumamos adotar um sentido convencional para a corrente elétrica, coincidente com o sentido do vetor campo elétrico ([pic]) que a produziu.

Causa da corrente elétrica e Gerador Elétrico


Para que haja corrente elétrica em um condutor, isto é, para que haja movimento de íons ou de elétrons nesse condutor, é necessário que os íons ouelétrons fiquem sujeitos à forças. E, para que fiquem sujeitos à forças é necessário que haja um campo elétrico. Ora, apesar de os corpos serem formados de um número muito grande de partículas eletrizadas, a distribuição dessas partículas nos átomos faz com que o campo resultante seja nulo no condutor. Por exemplo, em um fio metálico o campo elétrico é nulo. Então, um condutor, por si só, não produzcampo elétrico no seu interior, e, portanto, não produz movimento de íons (seja condutor sólido, líquido ou gasoso). Para que apareça um campo no interior de um condutor, precisamos ligá-lo a um dispositivo chamado gerador.
O gerador faz com que apareça no interior do condutor um campo elétrico [pic]. Os íons positivos ficam sujeitos à força de mesmo sentido que o campo [pic]; os íonsnegativos ficam sujeitos à força que tem sentido oposto ao do campo [pic]. Assim, pode haver movimento de íons positivos num sentido e de íons negativos em sentido oposto.
Conseqüentemente, esse sentido será o mesmo do movimento das partículas eletrizadas positivamente e oposto ao das partículas eletrizadas negativamente.




Intensidade de corrente elétrica e seu sentidoconvencional


Considere uma secção no nosso fio condutor, onde podemos contar a quantidade de elétrons que passam por ela. Cada elétron possui uma quantidade de carga elétrica conhecida como carga elétrica elementar. Essa carga elétrica tem valor conhecido, e se multiplicarmos o valor da carga elétrica elementar pelo número de elétrons que passa pela secção teremos a quantidade total de cargaelétrica.
A intensidade da corrente elétrica será maior quanto mais elétrons passarem pela secção, ou seja, quanto mais cargas passarem no menor intervalo de tempo. Por isso, define-se corrente elétrica como sendo a quantidade de carga elétrica dividida pelo tempo.
O sentido da corrente elétrica é dado por uma convenção, que para muitos é um tanto estranha. Essa convenção diz que osentido da corrente elétrica será o mesmo sentido de movimento das cargas positivas.
Ela se torna estranha, pois sabemos que a corrente elétrica que mais aparece no nosso dia a dia é aquela em que os elétrons estão em movimento, e esses elétrons são de carga negativa. Por isso, em uma corrente de elétrons, o sentido convencional da corrente será de oposição ao movimento dos elétrons.Classificação das correntes elétricas quanto à forma do gráfico


Se considerarmos um gráfico i x t (intensidade de corrente elétrica por tempo), podemos classificar a corrente conforme a curva encontrada, ou seja:


Corrente contínua
Uma corrente é considerada contínua quando não altera seu sentido, ou seja, é sempre positiva ou sempre negativa.
A maior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corrente eletrica
  • Corrente eletrica
  • Corrente elétrica.
  • A corrente elétrica
  • Corrente elétrica
  • o que é corrente elétrica
  • corrente elétrica
  • Corrente elétrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!