Corrente Aristotélica

Páginas: 7 (1638 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2014










Corrente Aristotélica




Guilherme Oliveira Lucena
Jefferson Rodrigo
Paulo Vinicius
Vitor Moura
Lucas Barros



Ji-paraná 2014
Introdução


Se com Platão a filosofia já havia alcançado extraordinário nívelconceitual, pode-se afirmar que Aristóteles pelo rigor de sua metodologia, pela amplitude dos campos em que atuou e por seu empenho em considerar todas as manifestações do conhecimento humano como ramos de um mesmo tronco foi o primeiro pesquisador científico no sentido atual do termo.
Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual aatitude inicial do espírito é o assombro do mistério.
As afirmações científicas de Aristóteles são totalmente desmentidas nos dias de hoje e a principal razão disso é que nos séculos XVI e XVII os cientistas aplicaram métodos quantitativos ao estudo da natureza inanimada, assim a Física e a Química de Aristóteles são irremediavelmente inadequadas em comparação com os trabalhos dos novos cientistas.Vida de Aristóteles

Aristóteles nasceu em Estagira (donde ser dito "o Estagirita"), Macedônia, em 384 a.C.    Em Atenas, desde 367, foi durante vinte anos discípulo de Platão. Com cerca de 16 ou 17 anos partiu para Atenas, maior centro intelectual e artístico da Grécia. Como muitos outros jovens da época, foi para lá prosseguiros estudos.     
Duas grandes instituições disputavam a preferência dos jovens: a escola de Isócrates, que visava preparar o aluno para a vida política, e Platão e sua Academia, com preferência à ciência (episteme) como fundamento da realidade. Apesar do aviso de que, quem não conhecesse Geometria ali não deveria entrar, Aristóteles decidiu-se pela academia platônica e nela permaneceu vinte anos,até a morte de Platão. Em 333 voltou a Atenas, onde fundou o Liceu. Durante 13 anos dedicou-se ao ensino e à elaboração da maior parte de suas obras.
Na Academia , Aristóteles se ocupou dos diversas assuntos que a academia tratava, era um aluno muito empenhado e brilhante, e foi nela que consagrou-se como filosofo. Com o passar do tempo, Aristóneles foi ganhando sua própria identidade comofilosofo e formando suas próprias ideias, e por isso passou a descordar das teorias de seu mestre. Ele chegou a ser o principal critico da teoria das ideias de Platão demonstrando isso pelas suas obras.
Aristóteles estudava diversos ramos do saber, como: política, zoologia, botânica, física, metafísica, filosofia e outros. Com a morte de Platão, Aristóteles instalou-se em Asso, na Eólida, e depois emLesbos, até ser chamado em 343 à corte de Filipe da Macedônia para encarregar-se da educação de seu filho, que passaria à história como Alexandre o Grande.
Aristóteles voltou para Atenas em 334 a.C. onde fundou sua própria escola. Ela era chamada de Liceu por conta de ser próxima do Templo em honra a Apolo Lício, e seus estudantes eram chamados de Peripatéticos.
A teorias que depois da morte deAlexandre O Grande, Aristóteles foi perseguido por conta de sua ligação com Alexandre e o Império Macedônico, seus inimigos alegavam que ele tenha sido o mestre daquele que conquistara a Grécia. Para se refugiar,  Aristóteles teria ido morar na Calcídia, morrendo em 322 a. C.











Corrente Aristotélica

Suas obras eram sobre os mais diversos assuntos, elas eram abrangentes emdiversas áreas do saber , como : política, zoologia, botânica, física, metafísica, filosofia e outros. ele chegou a escrever aproximadamente 120 obras, e dentre elas somente 40 resistiram até a atualidade. Seus livros fundamentais são: Retórica, Ética a Nicômaco, Ética a Eudemo, Orgânon, Primeiros Analíticos, Segundos Analíticos, Física, Metafísica, Sobre o Céu,Crescimento e Decadência, Sobre a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • filosofia aristotelica
  • Aristotélicas de cidadania
  • etica aristotelica
  • logica aristotelica
  • A logica aristotelica
  • A Politeia Aristotélica
  • Logica aristotelica
  • psicologia aristotélica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!