CORRELA O

923 palavras 4 páginas
CORRELAÇÃO

A Correlação é usada sempre que estivermos trabalhando com duas ou mais de duas variáveis, e quisermos descobrir se existe algum tipo de relação entre elas.
Dito de forma bem simples: usaremos a Correlação se quisermos saber se há uma inter-relação de influência – algum tipo de associação – entre uma variável e outra. Suponhamos que eu esteja trabalhando as seguintes duas variáveis – grau de escolaridade e número de livros que a pessoa possui.
Será que é possível afirmar que existe uma relação de alguma espécie entre elas? Ora, usando apenas o senso comum, possivelmente nós responderíamos que existe sim: somos, a priori, levados a crer que pessoas com um nível mais elevado de escolaridade tenham também um maior número de livros na sua estante. Mas a estatística não trabalha com o senso comum, nem com suposições, nem com causalidade, mas com dados numéricos, coletados em pesquisa! Assim, usando a Estatística, nós poderemos responder, a partir dos números da pesquisa, se há ou não há alguma espécie de relação entre duas (ou mais) variáveis.

É aí que surge o cálculo da Correlação, a qual será um valor numérico, oscilando sempre entre -1 e 1.
Consideremos que foram entrevistadas cinco pessoas (A, B, C, D, E), e a cada uma delas foram feitas essas duas perguntas:  Durante quantos anos você frequentou as salas de aula? e  Quantos livros você tem em sua biblioteca em casa? Adotaremos duas letras para designar essas duas variáveis. Chamaremos os anos escolares de Xi, e os livros em casa de Yi. Daí, anotando-se as respostas dos entrevistados, encontramos o seguinte:
Anos escolares
Xi
Livros em casa
Yi
5
8
10
12
15
10
30
45
50
75
Esses são os valores extraídos da pesquisa, para as nossas duas variáveis! E agora, como fazemos para saber, estatisticamente, se há uma associação entre o número de anos escolares e o número de livros que a pessoa tem em casa? Usando a equação do Fator de Correlação Linear de Pearson, que é a seguinte:

Ou seja, a

Relacionados

  • Analise de Vertentes Christofoletti
    11016 palavras | 45 páginas