CORRELA O E REGRESS O LINEAR

2926 palavras 12 páginas
APLICAÇÔES DA CORRELAÇÂO E REGRESSÂO LINEAR
Nilo A de S. Sampaio 1

RESUMO
Este artigo trata dos conceitos que envolvem Correlação e Regressão linear e suas aplicações em diversas áreas do conhecimento humano. Baseia-se em pesquisas bibliográficas e estudos de caso que ajudam a entender como essas ferramentas da estatística ajudam a compreender determinado estudo e na posterior tomada de decisão.
Palavras-chave: Correlação. Regressão. Estatística.

1 Introdução
Em experimentos que procuram determinar a relação existente entre duas variáveis, por exemplo, a dose de uma droga e a reação, concentração e densidade ótica, peso e altura, idade da vaca e a produção de leite, etc., dois tipos de situações podem ocorrer:
(a) uma variável (X) pode ser medida acuradamente e seu valor escolhido pelo experimentador. Por exemplo, a dose de uma droga a ser ministrada no animal. Esta variável é a variável independente. A outra variável (Y), dita variável dependente ou resposta, está sujeita a erro experimental, e seu valor depende do valor escolhido para a variável independente. Assim, a resposta (reação, Y) é uma variável dependente da variável independente dose (X). Este é o caso da Regressão. (b) as duas variáveis quando medidas estão sujeitas a erros experimentais, isto é, erros de natureza aleatória inerentes ao experimento. Por exemplo, produção de leite e produção de gordura medidas em vacas em lactação, peso do pai e peso do filho, comprimento e a largura do crânio de animais, etc. Este tipo de associação entre duas variáveis constitui o problema da Correlação. Atualmente, se dá à técnica de correlação uma importância menor do que a da regressão. Se duas variáveis estão correlacionadas, é muito mais útil estudar as posições de uma ou de ambas por meio de curvas de regressão, as quais permitem, por exemplo, a predição de uma variável em função de outra, do que estudá-las por meio de um simples coeficiente de correlação.
________________________________
1 Doutor em

Relacionados