correlação e regressão

Páginas: 3 (530 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
DEFINIÇÕES
CORRELAÇÃO

Existe entre duas variáveis quando uma delas está, de alguma forma, relacionada com a outraAo se estudar uma variável o interesse eram as medidas de tendência central,dispersão,assimetria, etc. Com duas ou mais variáveis além destas medidas individuais também é de interesseconhecer se elas tem algum relacionamento entre si, isto é, se valores altos (baixos) de umadasvariáveis implicam em valores altos (ou baixos) da outra variável. Por exemplo, pode-se verificar seexiste associação entre a taxa de desemprego e a taxa de criminalidade em uma grande cidade,entreverba investida em propaganda e retorno nas vendas, etc.
A associação entre duas variáveis poder ser de dois tipos: correlacional e experimental. Numarelação experimental os valores de uma dasvariáveis são controlados pela atribuição ao acaso doobjeto sendo estudado e observando o que acontece com os valores da outra variável. Por exemplo,pode-se atribuir dosagens casuais de uma certadroga e observar a resposta do organismo; pode-seatribuir níveis de fertilizante ao acaso e observar as diferenças na produção de uma determinadacultura.
No relacionamento correlacional, por outrolado, não se tem nenhum controle sobre asvariáveis sendo estudadas. Elas são observadas como ocorrem no ambiente natural, sem nenhumainterferência, isto é, as duas variáveis são aleatórias. Assim adiferença entre as duas situações é que naexperimental nós atribuímos valores ao acaso de uma forma não tendenciosa e na outra a atribuição éfeita pela natureza.

REGRESSÃOEm estatística, regressão é uma técnica que permite explorar e inferir a relação de uma variável dependente (variável de resposta) com variáveis independentes específicas (variáveis explicatórias). A análise da regressão podeser usada como um método descritivo da análise de dados (como, por exemplo, o ajustamento de curvas) sem serem necessárias quaisquer suposições acerca dos processos que permitiram gerar os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • correlaçao e regressao
  • Correlacao e regressao
  • Correlação e regressão
  • Correlação e regressão
  • Correlação e regressão
  • Correlação e Regressão
  • correlação e regressão
  • Correlação e regressao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!