Correlação entre os tipos de depósitos de estéril

Páginas: 5 (1060 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2014
Correlação entre os tipos de depósitos de estéril
Os depósitos podem assumir classificações de acordo com vários parâmetros, entre eles, com relação à lavra da jazida, se classificam da seguinte forma:
Interiores, quando são encontrados internamente ao espaço lavrado
Exteriores, quando são encontrados em terrenos próximos ao local de extração do minério.
Em função das formas naturais doterreno e às condições normais de explotação, os depósitos mais frequentes em minas são os exteriores, entre eles estão:
Os depósitos em vale, é usada para disposição de pilhas de estéril em cabeceiras ou drenagens naturais. Este tipo de pilha apresenta taludes expostos com apenas uma face, geralmente é necessário utilizar da colocação de drenos no fundo do vale e também de dispositivos paraencaminhamento do fluxo concentrados de águas pluviais que vem da bacia a montante. Como desvantagem principalmente este tipo de depósito apresenta restrição, pois somente pode ser utilizado se houver a presença de um vale próximo ao local da lavra, caso estes existam, mas estão localizados longe da cava, podem ser considerados inviáveis economicamente pela distância de transporte. Entre as vantagens,este tipo de pilha é geralmente bastante econômico e com menor impacto ao meio ambiente quando comparado com outros tipos de pilha, como por exemplos o depósito em ponta de aterro ou em flanco de encosta ou meia encosta, são pilhas que apresentam seus taludes expostos em três fases, apresentam desvantagens, entre elas são a possiblidade maior de interferência com o meio ambiente, por causa da suagrande chances de instabilidade, porque se o pé da pilha não se apoiar no fundo do vale, o mesmo pode se instabilizar, e como não há um planejamento tão adequado como o de outras pilhas de estéril, a meia encosta de pode ser considerado como um elemento instabilizador das mesmas. Outra desvantagens dessa pilha é a maior área relativa ocupada pelo aterro e também a facilidade de erosão pluvial. Comovantagens são a economia, como a depósito em vale, e praticidade de implantação da pilha, pois não são realizados estudos para estabilização e nem drenagem não detalhada.
Já os depósitos em altura, são pilhas caracterizadas pelo sua geometria tronco-cônico e com taludes externos em toda sua face, como vantagens as mesmas possuem possibilidade de serem construídas em superfícies planas, podemos serconstruídos em muitas minas pelo mundo, ao contrário das depósitos em vale e em ponta de aterro, porém apresentam como desvantagens a sua restrição ao local de construção, pois somente podem ser construídas as pilhas quando a topografia permite, outra desvantagem é que este tipo de pilha é considerado uma entre todos os tipos de pilhas a mais onerosa, ou seja, a que acarreta em bastantesdespesas. Os depósitos em leque, assim como o depósito em altura, também podem ser construídos em terrenos planos, as pilhas espalham-se, deixando uma geométrica realmente semelhante de um grande leque, geralmente com curvas. Sua vantagem principal é a possibilidade de ser construída em terrenos planos, mas como desvantagens a restrição ao local de implantação, somente se topografia permite, outradesvantagem é que este tipo de pilha somente é utilizada quando o depósito não é tão grande, mas em geral estas pilhas podem se estender, cobrindo grande áreas.
Os depósitos laminados, são caracterizados por apresentarem um processo de construção de disposição em sucessivas camadas em um depósitos em leque. Sua principal vantagem é possibilidade de classificação dessas camadas quanto as suasdiferenças em características físicas e propriedades, assim como os depósitos sedimentares criados pela natureza. As camadas podem ser classificadas quanto a certos parâmetros, como por exemplo de finas a grossas, quanto a sua espessura, e também podem ser diferenciadas e classificadas quanto ao grau de permeabilidade de acordo com a direção delas. Como desvantagem principal está a restrição ao terreno,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Depósito de estéril
  • Depósitos de Estéril
  • Tipos de direcionadores para localização de depósitos.
  • Deposito do tipo pórfiro
  • Correlação entre os medicamentos e tipos de erupção que provocam
  • Correlação entre tipos de metodologia, objetivos e abordagem da pesquisa
  • TIPOS PSICOLÓGICOS JUNGUIANOS E GESTÃO POR COMPETÊNCIA UMA CORRELAÇÃO
  • Os tipos genéticos de depósitos minerais: SUPÉRGENO E SEDIMENTAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!