Correlação entre composição corporal e capacidades físicas

Páginas: 19 (4630 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
CORRELAÇÃO ENTRE COMPOSIÇÃO CORPORAL E CAPACIDADES FÍSICAS[1]

Tatiane Stolfo*

Resumo

Ao analisar composição corporal e capacidades físicas em uma população pode-se determinar o estado de atividade atual desta e verificar se está de acordo com os critérios apropriados para uma boa saúde e desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi observar a correlação entre composição corporal ecapacidades físicas em escolares de 8 a 10 anos. A amostra foi composta por 43 escolares. O desempenho motor foi avaliado por meio do protocolo PROESP-BR 2009; a composição corporal mediante a antropometria (dobras cutâneas pelo protocolo de Lohmam 1986). Para o tratamento estatístico foi utilizada a correlação de Pearson com índice de significância p< 0,05. Os resultados indicaram uma correlação debaixo nível de significância nos testes: membros inferiores e abdominal. Os demais testes não apresentaram índice de correlação em relação ao percentual de gordura.
Palavras-chave: Antropometria; Cineantropometria, Composição Corporal; Capacidades Físicas.


1 INTRODUÇÃO


Crianças, jovens e adultos que apresentam índices fora da estimativa de uma faixa de peso recomendável pela faixaetária não podem ser considerados saudáveis apenas por não apresentarem doença. O estilo de vida do homem adulto começa a ser formado na infância; portanto, informações relacionadas à composição corporal e variações da capacidade física podem fornecer indicações dos níveis de saúde humana.
Segundo Roche (1996 apud COSTA, 1999, p. 4),




[...] a antropometria é ométodo mais utilizado para avaliação da composição corporal pela sua aplicabilidade tanto no laboratório como no campo, na área clínica e em estudos populacionais. Sendo que sua relativa simplicidade e o baixo custo dos equipamentos contribuem para sua popularidade, atribui a estas vantagens a utilização de medidas antropométricas em estudos populacionais, que podem proporcionar estimativas nacionais edados para análise de mudanças seculares. Por meio de medidas antropométricas é possível fazer acompanhamento de crescimento morfológico, bem como de alterações de medidas corporais decorrentes da prática de exercícios físicos e dietas, proporcionando dados de grande valia para os profissionais que atuam nestas áreas. Este acompanhamento pode ser realizado simplesmente pela observação da alteraçãodas medidas em valores absolutos ou através da utilização das mesmas em modelos matemáticos que têm a finalidade de estimar as quantidades dos diferentes componentes corporais: como massa muscular, massa óssea, massa gorda e massa residual.

Para Castro (2006), a técnica antropométrica é um método duplamente indireto; por intermédio das medidas de circunferências, diâmetros e espessurasde dobras cutâneas tem sido um recurso frequentemente utilizado no estudo da composição corporal em razão da:


a) simplicidade de suas medidas (fitas, antropômetros, paquímetros e adipômetros);
b) inocuidade do método;
c) pouco ou nenhum sacrifício por parte do sujeito avaliado;
d) relativa facilidade de seus procedimentos;
e) condições de estudos de campo e levantamento deum grande número de sujeitos;
f) menores restrições culturais;
g) certa facilidade no treinamento de pessoal;
h) baixo custo operacional.

A antropometria representa um importante recurso de assessoramento para uma análise completa de um indivíduo, atleta ou não, uma vez que oferece informações ligadas ao crescimento, desenvolvimento e envelhecimento, sendo, por isso, crucial naavaliação do estudo do estado físico e no controle das diversas variáveis que estão envolvidas durante uma prescrição de treinamento (MARINS; GIANNICHI, 2003).
A cineantropometria, palavra de origem grega que significa: “Medir o homem em movimento” (CASTRO, 2006), pode ser considerada um objeto da biologia humana ou da antropologia física; é uma nova concepção, especialmente nos campos do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação física: composição corporal
  • atividade, aptidão e saúde, capacidades motoras e composição corporal
  • CORRELAÇÃO ENTRE CAPACIDADE FÍSICA E ATIVIDADE SEXUAL EM IDOSOS (RESENHA)
  • composição corporal
  • Composição corporal
  • Composição corporal
  • composição corporal
  • composição corporal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!