Correlação anatomoclinica de um cardíaco car

Páginas: 9 (2194 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU – UNINASSAU
FACULDADE DE BIOMEDICINA
DISCIPLINA: BIOFÍSICA PROF: MAC GYVER











ALUNO: FRANCISCO DE ASSIS A. MEDEIROS JÚNIOR

Correlação Anatomoclínica
Um homem de 35 anos procurou atendimento médico por dispnéia¹ desencadeada por pequenos esforços e edema de membros inferiores. Os sintomas começaram seis meses antes, inicialmente comdispnéia, seguida de edema. A dispnéia, que era aos esforços moderados, rapidamente progrediu até estar presente no repouso. Procurou atendimento médico e foi feito o diagnóstico de insuficiência cardíaca de etiologia a ser esclarecida. Nesse período houve necessidade de quatro internações para controle dos sintomas. Há 26 dias apresentou hemiparesia esquerda que regrediu. Nessa ocasião foi feito odiagnóstico de insuficiência da valva aórtica, de grau acentuado. Como parte da avaliação, o paciente foi submetido a exame ecocardiográfico que revelou a presença de dissecção² na porção ascendente da aorta. Há cerca de 18 meses sofreu trauma de tórax em choque durante partida de futebol.
O ecocardiograma transtorácico revelou disfunção e dilatação acentuadas de ventrículo esquerdo, átrio esquerdomuito dilatado, ventrículo direito dilatado e hipocinético, aumento acentuado do diâmetro da aorta e sinais de dissecção aórtica, estendida desde logo acima ao plano valvar até o arco aórtico, com fluxo pela falsa luz. A valva aórtica era trivalvulada e apresentava acentuada insuficiência. O pericárdio foi considerado normal. Durante o exame o paciente apresentou hemoptise³ e não foi realizadoecocardiograma transesofágico. Foram prescritos 80mg de furosemida, 0,125mg de digoxina, 10mg de enalapril, 25mg de espironolactona, 50mg de hidroclorotiazida e 300mg de ranitidina diários. Indicado tratamento cirúrgico da dissecção da aorta e da insuficiência da valva aórtica. No ato operatório, os achados revelaram dissecção aórtica, com início logo acima do plano valvar, com fluxo preferencial pelafalsa luz e valva aórtica bivalvulada. A válvula semilunar esquerda era redundante e prolapsava para o ventrículo esquerdo. Procedeu-se ao implante de prótese mecânica, modelo Saint Jude número 29, à fixação das lâminas de dissecção, cujo aspecto era de dissecção crônica, com tiras de teflon e à interposição de tubo de dácron na porção ascendente da aorta. Houve dificuldade para retirada dacirculação extracorpórea, e o paciente evoluiu no pós-operatório imediato com instabilidade hemodinâmica, acidose metabólica intensa e hipercalemia.
O eletrocardiograma foi considerado compatível com o distúrbio eletrolítico e apresentava alargamento dos complexos QRS e desaparecimento de ondas P. Quatro horas depois da operação apresentou parada cardiorrespiratória irreversível.
 Aspectos clínicosO caso em questão apresenta-nos um paciente do sexo masculino de 35 anos de idade, sem antecedentes clínicos, que procurou assistência médica com história de dispnéia desencadeada por pequenos esforços e edemas de membros inferiores. O quadro havia iniciado seis meses antes da consulta com dispnéia aos esforços moderados, rapidamente progredindo, até o presente, no repouso. Tinha tido também 26dias antes da consulta um episódio de hemiparesia à esquerda, que regrediu, sendo feito na oportunidade diagnóstico de insuficiência da valva aórtica de grau acentuado e dissecção da porção ascendente da aorta. Foi indicada cirurgia da dissecção de aorta e da insuficiência da valva aórtica, sendo feito implante de prótese mecânica de Saint Jude nº 29 e fixação das lâminas de dissecção (cujo aspectoera de dissecção crônica) com tiras de teflon e interposição de tubo de dácron na porção ascendente da aorta. Houve dificuldade na saída da circulação extracorpórea, vindo a falecer 4h após a cirurgia. A dissecção de aorta é produzida por súbito descolamento da capa íntima da artéria que abre espaço para que o sangue penetre na parede arterial, dividindo a capa média em trajeto variável....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cardíaco
  • cardiaco
  • Cars
  • Correlação
  • Correlação
  • Correlação
  • Correlação
  • Correlação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!