correios

Páginas: 2 (466 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
.Considerações iniciais
Os conceitos sobre os produtos notáveis  merecem muita atenção, pois seu uso facilita cálculos, reduz o tempo de resolução e agiliza o aprendizado. O conhecimento dessaferramenta não implica dizer que não necessitamos saber o desenvolvimento do cálculo proposto, apenas que temos mais caminhos convergentes à solução final.  Utilizamos o termo notável para apontar suaimportância, sua notabilidade e sua carência de atenção.
Os gregos, na antiguidade, faziam uso de procedimentos algébricos e geométricos exatamente iguais aos produtos notáveis modernos. É importantedestacar que o uso de sua maioria foi atribuído aos pitagóricos e estão registrados na obra de Euclides de Alexandria Elementos na forma de representações geométricas.
Ao lidarmos com operaçõesalgébricas, perceberemos que alguns polinômios aparecem frequentemente e, ainda, exibem certa regularidade. Esses são os produtos notáveis.
Os produtos notáveis são estruturas algébricas que apresentamcaracterísticas comuns ao serem desenvolvidas. Essas estruturas apresentam muita utilidade no campo da álgebra, principalmente na simplificação de expressões algébricas. É importante conhecê-las e saberutilizá-las nas diversas situações em que haja necessidade de simplificar uma sentença matemática
A dois jeitos de chegar ao resultado:
1°Jeito
O cubo da soma de dois termos
(a + b)3 = (a + b).(a +b)2 → potência de mesma base.
(a + b).(a2 + 2ab + b2) → (a + b)2
Aplicando a propriedade distributiva, teremos:
(a + b)3 = a3 + 3a2b + 3ab2 + b3
2°Jeito
As expressões algébricas possuem umprocesso prático na resolução e dispensam o uso da propriedade distributiva no desenvolvimento. Nesses casos a distribuição gera cálculos excessivos e a probabilidade de erros se torna aparente. Autilização da regra prática exige certa memorização da regra que deverá ser adquirida através da resolução sistemática de exercícios, mas os riscos de erros no desenvolvimento diminuem consideravelmente. ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Correios
  • Correios
  • Correios
  • Correios
  • Correios
  • Correio
  • Correios
  • correios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!