Correio eletrônico e www

Páginas: 5 (1149 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
Correio Eletrônico
O correio eletrônico é uma aplicação da Internet que surgiu em 1971 quando Ray Tomlinson conseguiu enviar mensagens de um computador para outro. Depois de alguns testes mandando mensagens para ele mesmo, Ray tinha criado o maior e mais utilizado meio de comunicação da Internet.
 Inicialmente o e-mail foi utilizado quase que exclusivamente, por pesquisadores da área decomputação e militares. Foi com o desenvolvimento e o aumento de usuários da Internet, que o e-mail se popularizou e passou a ser a aplicação mais utilizada na internet.

Estrutura e Funcionalidade de um E-mail

FOROUZAN, Behrouz A., Glayson Eduardo de Figueiredo: Comunicação de dados e rede de computadores. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Envelope: Contém usualmente os endereços do transmissore do receptor e outras informações que se fizerem necessárias.
Mensagem: Possui cabeçalho e corpo. O cabeçalho da mensagem define o transmissor, o receptor, o assunto da mensagem e outras informações. O corpo da mensagem contém a informação de fato, a ser lida pelo receptor do e-mail.
Todos os endereços eletrônicos seguem uma estrutura padrão, nomedeusuario + @ + provedor, onde:
 
 Nome deUsuário – é o nome de login escolhido pelo usuário na hora de fazer seu e-mail.
Exemplo: joaosilva
 
@ - é o símbolo, definido por Tomlinson, que separa o nome de usuário do seu provedor.
 
Provedor – é o host – computador conectado a rede 24 horas - onde foi criado o endereço eletrônico.
Exemplo: hotmail.com

MIME
Multipurpose Internet Mail Extensions ou em português, ExtensõesMultifunção para Mensagens de Internet é uma norma da internet para o formato das mensagens de correio eletrônico. É um padrão que amplia o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) para permitir que dados como vídeo, som e mensagens com caracteres especiais, sejam transmitidos pelo correio eletrônico sem precisar de conversão prévia para o formato ASCII. 

Os Protocolos do Correio Eletrônico
 
Existem trêsprotocolos de correio eletrônico baseados na Internet. O primeiro e mais antigo, Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) é responsável apenas pelo envio de mensagens entre duas contas de usuários do email. Os dois protocolos restantes tem a finalidade de acesso à caixa de correio, onde a operação inicia no receptor, ao contrário do protocolo SMTP que começa no transmissor. Estes dois protocolos são oPost Office Protocol (POP) e o Internet Message Access Protocol (IMAP). O POP, o qual foi originalmente definido em um documento chamado RFC-918, de outubro de 1984 permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrônico possam ser transferidas sequencialmente para um computador local. Dessa maneira, o usuário pode ler as mensagens recebidas, apagá-las, responde-las etc.Pesquisadores da Stanford University publicaram o IMAP no RFC-1064, em julho de 1988. Ele é um protocolo superior em recursos comparado ao POP. Seu diferencial é que as mensagens ficam armazenadas no servidor e o usuário pode manipular as mensagens depositadas na sua caixa postal no servidor através da rede.

Webmail
Webmail é o acesso do e-mail por uma página da internet, ou seja, sites como, porexemplo, Hotmail e Yahoo, fornecem serviço de correio eletrônico para qualquer pessoa que o deseje.

WWW
O World Wide Web (Rede de Alcance Mundial) é uma estrutura arquitetônica que permite o acesso a documentos espalhados por milhões de maquinas na Internet.

A web foi iniciada pelos físicos do CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares) que necessitavam de um meio de viabilizar a distribuiçãode recursos indispensáveis aos cientistas de diversos países, através da troca de documentos.
Em 1994, o CERN e o MIT assinaram um acordo criando o World Wide Web Consortium (W3C), uma organização voltada para o desenvolvimento da Web, a padronização de protocolos e para o incentivo a interoperabilidade entre os sites.

O World Wide Web usa o modelo cliente-servidor para prover acesso a um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Correio eletrônico
  • Correio eletronico
  • Correio Eletronico
  • Correio eletronico
  • Correio Eletrônico
  • Correio eletronico
  • Seguranca e Correio Eletronico
  • A internet e o correio eletronico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!