Corredor ecológico/Pegada ecológica/Homem na natureza

Páginas: 7 (1661 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2014

Corredor Ecológico



O corredor ecológico ou corredor da biodiversidade é destinado à conservação ambiental em nível regional. É uma rede de áreas protegidas que passam por graus de ocupação humana.
O manejo nestes corredores ocorre de forma integrada para desenvolver a possibilidade de sobrevivência das espécies, do ecossistema e de uma economia local sustentável que respeiteos recursos naturais. Na Mata Atlântica, os corredores de biodiversidade objetivam conectar os fragmentos de florestas.
Ligar um trecho de mata a um outro trecho é uma das principais funções do corredor ecológico, para que uma área protegida não fique isolada e possa se abrir para outros locais e espécies nativas. O projeto de um corredor ecológico permite o trânsito de espécies de fauna e flora entre asmatas interligadas.
No Brasil, os corredores ecológicos são planejados e executados pela iniciativa governamental e pelas ONG´s ambientais. Entre os corredores brasileiros podemos destacar:
- Corredor central da Mata Atlântica;
- Corredor central da Amazônia;
- Corredor do Amapá;
- Corredor do Cerrado;
- Corredor da Serra do Mar;
- Corredor do Nordeste.
Os corredores de biodiversidade sãoplanejados em áreas de forte influência e importância biológica, onde se concentra grande parte da biodiversidade de animais, vegetais e demais reinos.






Definição Pegada Ecológica
Do termo inglês “ecological footprint”, a “Pegada ecológica” refere-se à quantidade de recursos naturais como a terra e a água necessários para a sustentação da vida das gerações que vivem no planeta Terra. Apegada ecológica também considera todos os recursos materiais e energéticos usufruídos pela população planetária.
O termo surgiu em 1992, a partir dos estudos de William Rees, ecologista e professor da Universidade de Colúmbia Britânica. Nos tempos atuais, a pegada ecológica tem seu conceito utilizado em todo o mundo como um indicador de sustentabilidade ambiental.
A medição auxilia paraquantificar e gerenciar o uso de recursos nas atividades econômicas, o nível de sustentabilidade do estilo de vida das pessoas, empresas, instituições, setores produtivos, principalmente, no setor industrial, cidades, regiões e países.
Dentre as instituições interessadas no assunto, a WWF (World Wildlife Foundation) em seus estudos, afirma que cada ser humano necessitaria de 2,9 hectares para manter seuestilo atual de vida todos os anos, no entanto, cada indivíduo possui apenas 1,6 hectare. Seria necessário um espaço de um planeta e meio para manter o atual ritmo de consumo e extração de recursos naturais.
Os estudos publicados pela WWF é apenas uma média próxima da realidade, acredita-se que a verdadeira realidade seja mais acentuada, pois, se toda a população global vivesse mantendo os hábitos de alto consumo norte-americano e japonês, seria necessário três planetas para a humanidade sobreviver.
Estima-se que uma população com acesso a uma tecnologia e economia mais avançada possui uma pegada ecológica maior em comparação com uma população subdesenvolvida e desfavorecida.
Para calcular e quantificar a pegada ecológica é necessário considerar a área de energia fóssil pra a absorçãodo CO2 emitido em excesso, terra arável para produzir alimentos, pastagens para a pecuária, florestas e área necessária para a urbanização.



O que compõe a Pegada?
A Pegada Ecológica de um país, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam determinados estilos de vida. Em outraspalavras, a Pegada Ecológica é uma forma de traduzir, em hectares (ha), a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade “utiliza”, em média, para se sustentar.
Para calcular as pegadas foi preciso estudar os vários tipos de territórios produtivos (agrícola, pastagens, oceanos, florestas, áreas construídas) e as diversas  formas de consumo (alimentação, habitação, energia, bens e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pegada ecologica
  • pegada ecológica
  • Pegada ecológica
  • pegada ecologica
  • pegada ecologica
  • Corredores ecologicos
  • Pegada ecologica
  • Pegada Ecológica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!