Correcao monetária e correcão monetária integral

Páginas: 19 (4516 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2013
CORREÇÃO MONETÁRIA SOCIETÁRIA
X
CORREÇÃO MONETÁRIA INTEGRAL
Prof. José Ribamar Santos Barros **
PREFÁCIO
Contabilidade, como ensinar? O que ensinar? Meus amigos sabem o respeito e o apego que tenho à Contabilidade. Talvez por isso me perguntam por que estou fazendo mestrado em Economia. Aproveito este escrito para responder-lhes.
Há cerca de vinte e cinco anos trabalho em Contabilidade(especialmente em Auditoria Contábil de Instituições Financeiras). Nesse período, além de lecionar, tive a oportunidade de fazer diversos cursos de pós-graduação na área contábil e na área de educação. Esses cursos  alguns com carga horária de mais de 800 horas (Formação de Professores)  infelizmente não foram reconhecidos como “stricto sensu”. Assim, ao optar pelo Mestrado (e atender assim aosrequisitos do MEC) achei que o de Economia agregaria conseqüentemente novos conhecimentos. Até o presente momento, posso afirmar que estou no caminho certo.
No entanto, o que desejo é falar de Contabilidade. E, para tanto, vou-me reportar ao comentário que recentemente escutei na sala dos professores da Faculdade Moraes Júnior. De acordo com o depoimento do professor, em uma de suas aulas elelançou um desafio à turma para que se manifestasse a respeito de um índice contábil, com o objetivo de uma tomada de decisão. Como alguns alunos expressaram a idéia do que apenas significava o índice, a réplica foi que eles não eram computadores, ou seja, a resposta o computador produziria. Não concordo com esse ponto de vista, pois até o 3º ano do curso de Ciências Contábeis, cabe aos professoresmostrarem aos alunos como o computador produz essas respostas. Conseqüentemente, no último ano, observamos que o programa reserva algumas matérias voltadas exclusivamente para a análise contábil ( se perguntarem por que Análise das Demonstrações Financeiras não é aplicada no 4º, mas no 3°ano, sinceramente eu não sei).
Não é a primeira vez que escuto que débito e crédito o “computador faz”. Claroque faz. Faz mais: análises de contas, conciliações, balancetes, balanços, cálculos estruturais, ressonâncias magnéticas, algumas cirurgias (robô) etc. Mas é claro que o contador, o engenheiro e o médico têm de saber como o computador faz. Se algo estiver errado, ele tem de saber como corrigir. Pode não ter computador! O computador dar defeito! No nosso caso, vai mais além: temos de saber elaborar,de entender como o computador elabora, de verificar se está correto e, por último, se estivermos ocupando um lugar de destaque na empresa (o que é o desejável), de tomar a decisão.
Todo esse discurso de modernidade no ensino da Contabilidade me lembra o Prof. Carlos da Purificação, meu colega de auditoria no Banco Central e atualmente Prof. da Universidade da Bahia. Dizia-me ele em 1978:“através da Lei 6.404/76 (em substituição a um decreto-lei de 1949) estão modernizando a Contabilidade. No entanto, a maioria dos contabilistas não conhece este normativo. Quando poucos tiverem conhecendo a Lei 6.404, mudarão novamente”. Acho que o Mestre Purificação possui uma bola de cristal.
A propósito, neste início de ano letivo (2001), tive oportunidade de perguntar às minhas quatro turmas decontábeis se eles já haviam lido os capítulos da citada Lei, referentes ao exercício social, demonstrações financeiras, lucros, reservas e dividendos (artigos 175/202). Respostas: “NÃO”. Lembro-me, no entanto, que, no ano passado, um dos meus pares recomendou aos alunos (3ª série) adquirirem a mencionada Lei (a maioria a ostentava nas carteiras).
Nos meus vinte e três anos de Banco Central, observeimuitas mudanças também: mal nos adaptávamos a um modelo de fiscalização, e logo vinham os “ajustes” (na verdade mudança de todo o sistema). Por isso, talvez, tivemos os casos “Nacional”, “Bamerindus” e “Marka”.
1. MOEDA CONTÁBIL
Segundo os princípios de contabilidade geralmente aceitos, as transações são registradas em uma mesma base, para que haja comparabilidade entre as informações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Correção Monetária Integral
  • Correção monetária integral
  • A importancia da correção monetária integral
  • Correção Monetária
  • Correção monetária
  • Correcao Monetaria
  • Correção monetária
  • UM ENFOQUE SOBRE CORREÇÃO MONETÁRIA INTEGRAL E AJUSTE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!