CORRE O GEOM TRICA

393 palavras 2 páginas
1 - CORREÇÃO GEOMÉTRICA

Durante as aquisições de imagens distorções sistemáticas são introduzidas havendo a necessidade de correções geométricas para a remoção dos erros sistemáticos. Para esta correção é necessário que sejam conhecidos os erros que ocasionam estas distorções. Os principais fatores que geram as distorções na imagem são:

Rotação da terra em relação à órbita do satélite;

Distorções panorâmicas originada pela variação do IFOV () do satélite dentro do campo de visada. Isto ocasiona nos pixels das bordas laterais da imagem possuam maiores dimensões;

Curvatura da Terra, este acentua a os efeitos ocasionados pela distorção panorâmica;

Há também as distorções geradas à partir da mudança de velocidade, posição e altitude da plataforma.

Os modelos matemáticos de correção geométrica podem ser divididos em polinomiais ou registro, e modelos fotogramétricos.
Os modelos polinomiais utilizam pontos de controle de correção independente, em que as fontes de distorção são analisadas e modeladas independentemente.
Já os modelos fotogramétricos utilizam as informações do sensor para relacionar os pontos da imagem com os seus correspondentes no terreno.

1.1 – PROCESSO DE CORREÇÃO GEOMÉTRICA:

A correção geométrica permite a associação de uma imagem com as propriedades do terreno. Para este processo é necessário que se conheçam as relações matemáticas entre a imagem e o terreno. Estas relações são definidas por parâmetros de transformação.
Estes parâmetros podem ser determinados por pontos de controle, ou seja, pontos que são distinguíveis em ambos os sistemas de maneira que formem um sistema de equações.
Quanto maior a quantidade de pontos de controle, mais superabundante será o sistema, o que permite avaliar e rejeitar os pontos que introduzem maior erro.

MOSAICO CONTROLADO E NÃO CONTROLADO

Mosaico controlado

Para a construção de mosaicos controlados são obtidos pontos de controles precisos coletados em campo ou cartas topográficas.
As

Relacionados

  • Luiz Claudio Cabral e Mauro Cesar Raciocinio Logico e Matematica Para Concursos 7 Edi o Ano 2011
    234884 palavras | 940 páginas
  • Soldagem MIG MAG e arame tubular
    27919 palavras | 112 páginas
  • Gilles Deleuze L Gica Do Sentido
    143667 palavras | 575 páginas