Corpos estranhosna garganta

425 palavras 2 páginas
Um corpo estranho localizado na garganta pode provocar obstrução - completa ou incompleta das vias aéreas.
Na obstrução incompleta, o ar continua passando pelas cordas vocais e a vítima consegue emitir sons e tossir. Já na obstrução completa, o ar deixa de passar pelas cordas vocais e a vítima, além de não emitir qualquer tipo de som, apresenta uma coloração arroxeada.
Em qualquer das duas situações, a primeira providência é acalmar a vítima, para procedermos da forma mais eficaz.

• Corpos estranhos na garganta (como espinhas

de peixe ou moedas) podem obstruí-la, provocar lesões e/ou asfixia, por impedir a entrada de ar nos pulmões.
• Às vezes, quando ocorre o engasgo com a alimentação ou bebida, o simples reflexo da tosse pode eliminar o corpo estranho que esteja impossibilitando a passagem do ar.

TAPOTAGEM
A tapotagem deverá ser aplicada se o acidentado estiver tranquilo e não estiver se sufocando. Esta técnica consiste em aplicar uma série de pancadas no dorso do acidentado.
As pancadas são dadas com a mão em concha. A tapotagem pode ser

Quando acontece com criança é mais difícil, porque ela nem sempre consegue se livrar do objeto. Nesse caso, pode-se colocar a criança de cabeça para baixo ou com o corpo curvado para frente e, em seguida, aplicar palmadas secas em suas costas.

Se, com as manobras anteriores, não conseguir retirar o corpo estranho, introduza o dedo indicador junto às paredes da boca para alcançar o objeto por trás e assim trazê–lo para fora.
É preciso ter cuidado para não empurrar ainda mais o objeto, piorando a situação.

Se o corpo estranho na garganta levar a asfixia ?

De qualquer maneira, sempre é importante observar a respiração da vítima, verificando se ela não está asfixiada. Se isso acontecer, aplique rapidamente a respiração boca- a- boca e leve a vítima para o socorro médico.

Espinha de peixe na garganta
Caso o corpo estranho seja uma espinha de peixe e

Relacionados