corporiedade

Páginas: 3 (597 palavras) Publicado: 11 de junho de 2014


O tema foi abordado em sala de aula pelo professor e participação dos alunos,com ajuda de apresentação de slides explicativos sobre a problemática do homem e sua corporeidade no pensamentofilosófico.
O objetivo é aprendizagem do conteúdo com explicação verbal e apresentação de slides para facilitar o entendimento do conteúdo.


O homem através dos séculos venho evoluindo na sua formade pensar de si próprio e do seu corpo, como lidar com a corporeidade como pode ser importante na concepção do homem .
A historia começa em Sócrates que acreditava que homem com seu conhecimento ecrenças tornou alvo questionamentos filosóficos e descobrir o verdadeiro sentido das coisas até chega em Platão que acreditava que o corpo separava da alma e que o corpo com sua inclinações e paixõescontaminava a pureza da alma assim o corpo um empecilho para chega do idéia que aspira vara,já pra Aristóteles o homem devia levar sua vida pela razão que o corpo não era empecilho para alma e aeducação moral era o principio para a educação .
Santo Augustinho no (século iv e v) que tinha forte influencia de Platão, via que o homem tinha duas partes a da alma e a o corpo para dizer o que e homem,já São Tomás De Aquino o homem tinha uma evolução gradual que não havia interrupção até chegar no ser supremo e havia um corte entre o mundo sensível e o mundo inteligível.
Na idade média o corpoestava associado ao pecado e a verdadeira essência do homem era alma baseado na crença cristã, já no renascimento (século xv e xvi) o corpo volta a ser importante que o homem tem sua vontade própriaassim podendo dominar e Modificar a natureza com nascimento da arte em si.No humanismo e quando começa acreditar que o homem pode muda o mundo começando a ver o mundo de uma nova forma.
Bacon umpensador da época moderna valorizava a intuição sensível junto com a razão assim usando a ciência,técnica , corporeidade e espírito para dominar a natureza e acreditava na corrente empirista valoriza o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • corporiedade
  • corporiedade
  • CORPORIEDADE
  • Corporiedade
  • Corporiedade cômica
  • Disturbios da corporiedade
  • A corporiedade na Grécia
  • Ludicidade e corporiedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!