Corporações e suas vantagens tributárias

Páginas: 15 (3674 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA

CORPORAÇÕES E SUAS VANTAGENS TRIBUTÁRIAS

MANAUS - 2012

CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA

LUIZ CEZAR QUEIROZ
MAIARA CARVALHO PONTES
JORGE DIEGO
ROMENIQUE DA SILVA
SAMUEL DERZI DE OLIVEIRA
PRISCILA DE CASTRO CORRÊA
WELKER LIMA

CORPORAÇÕES E SUAS VANTAGENSTRIBUTÁRIAS

MANAUS - 2012
INTRODUÇÃO
Os negócios que adotam a forma organizacional das sociedades por ações não estão sujeitos às regulamentações do imposto de renda dessas corporações. Esse tipo de organização é chamado corporação S. A razão básica para por em prática o esquema de corporação S é aproveitar os benefícios da responsabilidade limitada de uma sociedade por ações e, ao mesmo tempo,pagar impostos a alíquotas da pessoa física como no caso da firma individual. Assim, a vantagem fiscal de uma corporação S é que os dividendos são tributados apenas uma vez. Uma sociedade por ações regular paga impostos antes dos dividendos serem pagos e, então, os acionistas pagam alíquotas de imposto sobre os mesmos dividendos. Isso pode ser evitado se uma corporação S for constituída. Nesse caso,os proprietários combinam seus negócios com a renda pessoal, subtraem os prejuízos operacionais e pagam impostos apenas uma vez.

1. AFINAL PARA QUE SERVEM OS TRIBUTOS?
Diariamente, do momento em que acordamos até a hora em que vamos dormir, assumimos despesas que, na maioria das vezes, não percebemos. A cada produto consumido ou serviço utilizado e até mesmo, e principalmente, na atividadeprodutiva que realizamos, temos embutido em preços e nos rendimentos, impostos, contribuições e taxas.
Apesar dessa convivência diária com a chamada carga tributária, a maioria de nós, contribuintes (pessoas físicas ou jurídicas que têm de pagar tributos), desconhece o que significam cada um de seus componentes e a diferença entre eles.
Há até o costume de se generalizar, nomeando tudosimplesmente como imposto, quando, na verdade, o imposto é apenas um dos três tipos de tributos existentes.
E qual o conceito de tributo? É uma obrigação que os contribuintes, ou seja, pessoas físicas (consumidores, trabalhadores) ou jurídicas (empresas, empregadores) devem pagar ao Estado, representado pela União (nível federal), pelos estados ou pelos municípios.
Basicamente, existem os tributosdiretos, que incidem sobre a renda e o patrimônio, e os tributos indiretos, que incidem sobre o consumo.
Na primeira categoria, estão o IR (Imposto de Renda), o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), a contribuição à Previdência, entre outros. Na segunda, estão o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), cobrado em quase todos os produtos comercializados, e a Cofins(Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), que integra os custos das indústrias, por exemplo.
Modalidades
Veja, agora, a definição das três modalidades de tributos, que podem se enquadrar como diretos ou como indiretos:
* Imposto: pagamento realizado pelo contribuinte para custear a máquina pública, isto é, gerar compor o orçamento do Estado.
Na teoria, os recursosarrecadados pelo Estado por meio dos impostos deveriam ser revertidos para o bem comum, para investimentos e custeio de bens públicos, como saúde, educação ou segurança pública. No entanto, na prática, como o imposto não está vinculado ao destino das verbas, ao contrário de taxas e contribuições, pagá-lo não dá garantia de retorno. No caso do imposto sobre propriedade de veículos, o IPVA, por exemplo, opagamento não implica que o dinheiro será efetivamente revertido para melhoria das rodovias.
* priscila
Taxa: é a cobrança que a administração faz em troca de algum serviço público. Neste caso, há um destino certo para a aplicação do dinheiro. Diferentemente do imposto, a taxa não possui uma base de cálculo e seu valor depende do serviço prestado. Como exemplos, estão a taxa de iluminação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vantagens tributárias na Zona Franca de Manaus
  • SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PROGRESSIVA – AS VANTAGENS E CONTROVÉRSIAS EM SUA ADOÇÃO
  • Corporações
  • 3) Em sua opinião, quais são as desvantagens de haver duas corporações, na mesma base geográfica, responsáveis pela...
  • Corporações Internacionais
  • corporações de ofício
  • Comunicação nas corporações
  • para vantagens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!