CORPO E CULTURA DE MOVIMENTO: INTRODUÇÃO À DANÇA CONTEMPORÂNEA

1469 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: CORPO E CULTURA DO MOVIMENTO
DOCENTE: KÁTIA AGG

CORPO E CULTURA DE MOVIMENTO:
INTRODUÇÃO À DANÇA CONTEMPORÂNEA

DISCENTE:
Josiane Oliveira de Lima

NATAL-RN, 01 DE ABRIL 2015
Introdução

A presente pesquisa realizada no período de 2015.1 para a disciplina de Corpo e Cultura do Movimento tem por objetivo descrever um pouco de como a Cultura de Movimento é abordada no âmbito acadêmico. Esta pesquisa com fim avaliativo integra parte da nota da primeira unidade da referida disciplina.
Ao seguir as instruções da docente, Professora Drª Kátia Agg, e iniciar a colheita de produções acadêmicas sobre o tema, notamos certa dificuldade em encontrar material disponível em acervo virtual que abordasse esta temática de forma individual. A maioria dos artigos encontrados fazia referência ao termo cultura de movimento sem de fato abordá-lo como tema particular e complexo. Diante disso a melhor alternativa encontrada foi buscar apreender e discorrer sobre o que foi visto em sala de aula, relacionando aos resultados da pesquisa.
Como discente de outra área a tarefa de pesquisar sobre temas de uma área diferente foi um desafio, visto que vindo de outra conjuntura acadêmica situar-se e compreender alguns aspectos mais específicos pode ser mais trabalhoso. Todavia, aproveitando a oportunidade, esperamos contribuir para a produção de conhecimento acerca do objeto de nossa abordagem.

Cultura de Movimento, um apanhado geral Entende-se por Cultura de Movimento as relações entre as formas de se movimentar e a cultura, as relações que se estabelecem entre as pessoas que fazem determinada prática, a interrelação com o meio. Ou seguindo o conceito determinado pela palavra alemã Bewegungskultur, define-se como:

um termo genérico para objetivações culturais, onde os movimentos dos seres humanos serão os mediadores do conteúdo simbólico e significante, que uma determinada

Relacionados